Cerca de 100 efectivos femininos do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) reflectiram, na manhã de terça-feira, 30 de Setembro de 2025, sobre o tema “Programa de Divulgação da Resolução 1325/2000 sobre Mulheres, Paz e Segurança, bem como o Respectivo Plano de Acção”, em palestra realizada na Sala de Imprensa do CISP.
O encontro teve como objectivo sensibilizar entidades e instituições sobre a importância da participação e inclusão das mulheres nas missões técnicas, promovendo a igualdade de género na construção da paz, da segurança e no reforço da boa governação.
A palestra foi conduzida pela Comissário, Maria Joaquina da Silva, Conselheira do Ministro do Interior, que destacou a necessidade de desenvolver e manter uma base de dados sólida de mulheres com potencial para cargos de liderança e chefia.
O acto foi presidido pelo Comissário, Adulcínio Isaac Silva Sandolina Lutucuta, Diretor-Geral do CISP, que deu as boas-vindas à palestrante e aos participantes, sublinhando a relevância do tema para a promoção da igualdade de género nas sociedades.
Na sua intervenção, a Comissário, Maria Joaquina da Silva, reafirmou ser fundamental identificar as necessidades específicas das mulheres, garantir a igualdade de oportunidades, aumentar a sua inserção nos processos de tomada de decisão e reforçar as suas capacidades na resolução de conflitos e na manutenção da paz.
A Conselheira do Ministro do Interior para a Área do Género salientou ainda a importância do fortalecimento institucional para assegurar a sensibilidade de género na selecção de pessoal para missões de paz, bem como da monitoria das políticas públicas de igualdade e do cumprimento dos compromissos assumidos pelos diferentes sectores.
Refira-se que, a Resolução 1325/2000 foi aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na sua 4213.ª reunião, realizada a 31 de Outubro de 2000.

EFECTIVOS ENGAJADOS NA OPERAÇÃO “SENTINELA” BRINDADOS COM ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

NOVO PROCURADOR MILITAR DA REGIÃO CENTRO JÁ EM FUNÇÕES

COOPERAÇÃO COM ÓRGÃOS DE JUSTIÇA MILITAR, PREMISSA PARA REFORÇO DA DISCIPLINA