Os finalistas dos cursos de Mestrado em Segurança Pública e Licenciatura em Ciências Policiais e Criminais, outorgados no passado dia 23 de Outubro do corrente ano, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), mostraram-se satisfeitos pela conclusão dos referidos cursos.
Na ocasião o finalista, Subinspector, António Chanda, em nome de todos os estudantes do 7⁰ curso de licenciatura em ciências Policiais e Criminais, fez a leitura do discurso final, onde agradeceu pelo culminar dos cinco anos de formação. " A conclusão deste curso, representa para nós um marco significativo em nossas vidas, pois não séria possível sem o apoio incondicional dos nossos familiares e a nossa resiliência, coragem, determinação e entrega nos estudos, nós os finalistas do 7⁰ curso, vimos mui agradecer respectivamente a direcção do Comando geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), pela grande visão científica e académica em criar esta instituição de ensino académico policial para formação profissional do seu efectivo ao nível superior, porém somos gratos pela oportunidade de sermos formados nesta prestigiada casa do ensino superior policial", relatou.
A Direcção do ISCPC, prosseguiu, merece em especial os nossos mais devidos agradecimentos pela dedicação e profissionalismo com que conduziu a nossa formação atribuindo-nos todas as ferramentas necessárias que nos permitiram abrir portas e janelas para a eficácia e um eficiente contributo da actividade policial no país, os desafios do presente, com realce a aproximação da Polícia ao cidadão para o combate ao crime e a prevenção à criminalidade, bem como outros fenómenos envolventes susceptíveis de intervenção policial, hoje, licenciados em ciências Policiais e criminais, prontos estamos para contribuir afincadamente na segurança e tranquilidade e salubridade públicas do país.
Por sua vez, o finalista e Director dos Assuntos Académicos da Escola Superior de Guerra do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, Jerónimo Sunguahanga, sublinhou que, é a primeira vez que Angola cria um curso de pós-graduação na vertente de segurança pública. " Foi uma oportunidade para fazer a formação, porque partindo do pressuposto na nossa constituição que diz que, os órgãos de defesa e segurança devem ter formação contínua, pois permitem o desenvolvimento, não só da instituição, mas também do país.
A finalista, Subinspector, Teresa Canivete, efectivo da Unidade Fiscal Aduaneira, afirmou que estar pronta para desafios. "O país e a segurança pública podem esperar muito de mim, estou pronta para cumprir com as missões que me forem incumbidas", finalizou a Oficial.
Refira-se que, foram outorgados pelo ISCPC, um total de 41 mestres em Segurança Pública e 103 Oficiais licenciados em Ciências Policiais e Criminais.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES