A Direcção de Pessoal e Quadros (DPQ) da Polícia Nacional de Angola (PNA) em parceria com o Centro de Controlo Contra o Cancro da Mama, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 17 de Outubro de 2024, uma palestra subordinada ao tema, "Cancro da Mama", actividade alusiva ao Outubro Rosa. O acto contou com a presença da Directora Adjunto do Colégio de Polícia, Subcomissário, Laurinda Nicolau Baptista.
Na oportunidade, a Oncologista Clínica, Dionísia Capenda, que dissertou o tema, explicou que o cancro é a multiplicação desordenada das células que podem acometer qualquer pessoa e desenvolver em qualquer parte do corpo, salientando que o cancro da mama é o mais comum em mulheres, maioritariamente aos 45 anos de idade, tendo apontado alguns factores de riscos, como a gravidez aos 35 anos, histórico familiar, a menopausa tardia, sedentarismo, entre outros.
Por outro lado, a médica oncologista aconselhou as participantes a realizarem o auto-exame, sublinhando que o diagnóstico precoce da doença permite maiores chances de cura, e alertou para alguns sinais da doença, designadamente, o aparecimento de nódulo na mama, dores nos seios, alterações da pele, entre outros.
Por seu turno, a Chefe do Centro Especializado de Psicologia da DPQ da Corporação, Superintendente, Irene Lourenço, esclareceu que a actividade visou consciencializar o efectivo sobre a prevenção e diagnóstico precoce desta patologia.
"Saímos daqui conscientizados e informados com conhecimentos para poder informar às outras pessoas, não só o efectivo da PNA, mas também os seus familiares, vizinhos e pessoas próximas", rematou a Oficial Superior.
Importa levar ao conhecimento do efectivo feminino da PNA que, a partir da próxima segunda-feira, 21 de Outubro do ano em curso, decorrerá no Instituto Angolano de Controlo do Câncer, durante 5 dias úteis, a campanha de exames de rastreio ao cancro da mama.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES