O Ministro do Interior, Manuel Homem, presidiu, hoje (30.12.24), na qualidade de Coordenador do Posto Comando da Operação N24 para o Asseguramento da quadra festiva 2024/2025, a reunião semanal do referido órgão, que teve lugar na Unidade de Reação e Patrulhamento de Luanda, (URP), que tem já em prontidão cerca de 119 mil efectivos do Ministério do Interior para garantir uma festa de transição de ano tranquila.
A Reunião analisou o Relatório Semanal de Segurança Publica, o Informe de Segurança Pública das últimas 72 horas, bem como, passou em revista à informação sobre o estado de prontidão das forças para o asseguramento da passagem de 31 Dezembro para 1 de Janeiro, de acordo com o Porta-Voz do encontro Comissário, Orlando Jorge Bernardo, Director de Segurança Pública e Operação da Polícia Nacional de Angola (DISPO-PNA).
"Como devem saber, fizemos um aumento das forças, comparando ao natal, porque o período que nós vamos agora, encarar exige que o reforço da segurança seja o mais adequada", disse o Comissário, olhando para outras actividades arroladas às festividades, como a realização da corrida pedestre São Silvestre de Luanda, e a organização de festas de fim de ano, associadas ao lançamento de fogos de artificio.
Aos organizadores de festas, Orlando Bernardo aconselhou os mesmos a regularizar a situação, sob pena se sentirem a "mão pesada da (PNA). Até ao momento, temos o registo de 400 festas e este número não é percentual pelo País. Por isso, apelamos aos cidadãos que ainda não registaram as suas festas de reveillon, nem os locais de lançamento de fogos de artifício, à fazê-lo para que tenha o asseguramento das forças. No geral, aconselhamos aos cidadãos a festejarem com moderação e com segurança, confiando como sempre no trabalho das forças de defesa e segurança", finalizou o Comissário, Orlando Bernardo.
Participaram do encontro, o Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva, membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior, do Conselho Superior da PNA e distintas individualidafes do País.
MINISTRO DO INTERIOR SATISFEITO COM O NÍVEL DE PRONTIDÃO DAS FORÇAS NO BENGO