O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, dirigiu, na manhã desta terça-feira, 11 de novembro de 2025, em Luanda, o acto de içar da Bandeira Monumento, em alusão aos 50 anos da independência nacional, que hoje o país comemora. Acto que marca, igualmente, a homenagem aos heróis tombados pela liberdade, julgo colonial.
A cerimónia, com elevado sentido de Estado, realizada no Museu de História Militar, marcou o início deste acontecimento memorável de meio século da independência nacional, evento testemunhado por diferentes personalidades ligadas ao topo da hierarquia da governação do país, das forças castrenses, de membros de diferentes partidos políticos e distintos convidados nacionais e estrangeiros.
Sob entoação do hino nacional, a Bandeira Monumento, que tem um mastro de 75 metros de altura, foi hasteada na presença de todos, seguido de um minuto de silêncio, simbolizando assim os 50 anos de independência, em homenagem àqueles que derramaram o seu sangue pela conquista da pátria.
A solenidade terminou com honras militares prestadas ao Presidente da República, que passou em revistas às forças castrenses em parada, incluindo a Polícia Nacional de Angola, representada por distintos membros do seu Conselho Superior, acto seguido de desfile das forças.
Refira-se que as festividades do dia 11 de Novembro prosseguem na Praça da Liberdade, onde se encontram vários chefes de Estados convidados, assim como diversas entidades nacionais e estrangeiras.

IÇADA BANDEIRA MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS HERÓIS TOMBADOS PELA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

APREENDIDOS MAIS DE 18 MIL EUROS NO AEROPORTO 4 DE FEVEREIRO POR TRANSGRESSÃO CAMBIAL

2.º COMANDANTE GERAL DA PNA ENCERRA 21.º CURSO BÁSICO DE POLÍCIA DE ORDEM PÚBLICA