O Ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, orientou na manhã desta segunda-feira, 23.12.2024, em Luanda, aos efectivos afectos aos distintos órgãos do Ministério que dirige, destacados no asseguramento da quadra festiva, no sentido de engajarem-se mais nas acções de fiscalização, prevenção e combate à criminalidade durante este período, de modo a proporcionar aos cidadãos um natal e transição de ano seguro a nível do País.
A orientação foi baixada durante um encontro que decorreu na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), cujo objectivo visou avaliar o estado de organização e prontidão das forças engajadas para o asseguramento do natal e passagem de ano.
O governante reiterou a necessidade de um maior envolvimento das demais forças do Ministério do Interior, com destaque das forças policiais e do Serviço de Investigação Criminal (SiC), para melhor prevenção de acções delituosas e outros actos lesivos a segurança nacional e garantir a responsabilização criminal dos seus autores.
Para Manuel Homem, reforçar a fiscalização das casas de pesagens de materiais ferrosos, com operações direccionadas dos produtos comercializados, resultado da vandalização de bens públicos, sobretudo nos mercados informais de todo país, constituem medidas eficazes para o combate do fenómeno.
"É preciso sensibilizar as populações que se encontram em áreas de riscos, para medidas cautelares e desencorajar as práticas que atentam contra a segurança pública", reforçou.
Sublinhar que, o encontro contou com as presenças do Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva e dos Membros do Conselho Superior de Polícia e Órgãos executivos do MININT.