REMPA ENCERRA OPERAÇÃO “BASADI XV“ COM BALANÇO POSITIVO

22/11/2024 || 09:09:19


A Rede Mulher Polícia (REMPA) encerrou, nesta quinta-feira, 21 de Novembro de 2024, a operação  "BASADI XV“ Sob o lema: "Mulher Polícia, Firme, Rumo a Prevenção e Combate à Criminalidade", acção que acontece em simultâneo com os Estados Membros da SARPCCO, com balanço positivo, a contar que, os objectivos preconizados, foram alcançados.

A referida operação, que teve início nesta segunda-feira dia 18, visa combater a violência contra mulheres e crianças, crimes conexos e transnacionais organizados envolvendo senhoras no cometimento de crimes transfronteiriços.

A mesma teve ainda como objectivo, o combate ao tráfico de drogas, contrabando de imigrantes e o tráfico de pessoas, bem como o registo da presença e participação activa e significativa de mulheres no trabalho operativo, assim como empoderar a mulher Polícia, capacitando-a para planear operações. 

E para este ano, a operação “BASADI XV“ foi extensiva para a prevenção e combate aos crimes cibernéticos, crimes de roubo de infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações, roubo de gado e outros crimes de interesse nacional e internacional.

O acto de encerramento ocorreu  nas instalações da Unidade Operativa, durante uma formatura  dirigida pela Subcomissário, Maria Helena "Zita" que no seu discurso agradeceu o empenho esforço e dedicação das forças, salientando  que, na reunião de balanço a nível da Região Austral realizada ontem, 20 de 11 do corrente, a Polícia de Angola foi elogiada pela forma como empenhou as forças.

"A PNA está de parabéns pelo resultado satisfatório".

Por outro lado,  a membro da REMPA apelou às forças para o  cumprimento rigoroso das missões exortou a evitar actos  de indisciplina sobretudo na alteração da farda.
 
Por sua vez, à margem do encerramento, a Superintendente, Vitória Augusto Comandante do Município de Belas e das forças da Operação Basadi avançou que,  em  Luanda, foram mobilizados 2000 mil efectivos, tendo considerado positivo o balanço, a contar com o   nível de aceitação por parte da população que colaborou fazendo denúncias às autoridades competentes. 

Referiu ainda que a operação visava, igualmente, informar as linhas de apoio que estão disponíveis para denúncias, pois, disse, os crimes de abusos e violência sexual não têm prazo de caducidade.
" Quando a vítima sentir confortável para denunciar, pode fazê-lo e intensificar a partilha de informação", disse. 

Importa referir que, a operação “BASADI XV“ é resultante da 17ª Resolução dos Chefes de Polícia da SARPCCO, deliberada na Reunião Geral Anual, realizada em Windhoek, Namíbia a 18 de Agosto de 2023, é levada a cabo uma vez por ano, em todos os Estados Membros da SARPCCO/SADC.

Recorde-se que, estiveram envolvidos à missão, diversas especialidades da PNA, como Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), Polícia de Guarda Fronteiras (PGF), Polícia Fiscal Aduaneira (PFA), Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR) e Órgãos Executivos Centrais do Ministro do Interior.