O Director Nacional da Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) da Polícia Nacional de Angola, Comissário, José Carlos Cunha da Piedade, empossou nesta quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 13 novos chefes de department e 17 chefes de secção, nomeados por Despacho n.º 088/CGPNA, do Comandante Geral da Polícia Nacional, no âmbito do novo Regulamento Orgânico do órgão.
A recente alteração ao Regulamento Orgânico visa adequar a estrutura da Direcção às novas dinâmicas da criminalidade, abrangendo áreas especializadas da investigação criminal. Destacam-se, entre outras, o recém-criado Centro de Especialização de Investigação Criminal, agora sob a liderança do Superintendente, Noé Sozinho Domingos, e o Departamento de Combate ao Narcotráfico, que passa a ser chefiado pelo Intendente, Alexandre Chilanda António.
Foram igualmente empossados os responsáveis pelos Departamentos de Investigação de Crimes Ambientais e Minerais Estratégicos, agora sob direcção da Intendente, Ludmilla Arsénio, e o Departamento de Combate ao Crime Organizado, Branqueamento de Capitais e Corrupção, dirigido pelo Inspector-Chefe, Alsídio Sebastião.
A cerimónia, realizada na Sala de Reuniões daquele órgão policial foi marcada por um discurso do Comissário - José Piedade, que destacou a importância do acto no quadro da transformação e modernização da DIIP, permitindo uma actuação mais eficaz e sintonizada com as expectativas dos cidadãos no domínio da segurança pública.
Na ocasião, o Comissário exortou os empossados a assumirem com responsabilidade as novas funções, tendo sempre como prioridade a defesa do interesse público, a salvaguarda dos direitos e liberdades dos cidadãos, e a integridade da Corporação. Apelou ainda à rejeição firme de práticas nocivas como a corrupção, o nepotismo e o abuso de poder.
Presenciaram o acto o Director Adjunto da DIIP, demais oficiais e efectivos da corporação.
COMISSÁRIO JOSÉ PIEDADE EMPOSSA NOVOS CHEFES DE DEPARTAMENTO E SECÇÃO DA DIIP