O Ministro do Interior, Eugenio César Laborinho, patenteou e conferiu posse ontem, sexta-feira, 03 de Maio, em Luanda, a Oficiais Comissários da Polícia Nacional de Angola e do Serviço Penitenciário.
Num total de 22, sendo nove da Polícia Nacional e 13 do Serviço Penitenciário.
Na Polícia foi elevado à categoria de Comissário-Chefe, António Simão Leitão Ribeiro, assumindo igualmente as funções de Comandante da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégicos (PSOE).
Já Alberto da Silva Mutunda Paulo foi promovido ao grau de Comissário e passa a assumir as funções de Delegado e Comandante Provincial do Cunene da Polícia Nacional.
Acto contínuo, teve lugar a tomada de posse de Comandantes de unidades provinciais da Polícia de Guarda Fronteiras e do Serviço Penitenciário.
Durante o discurso, o Ministro do Interior afirmou a necessidade de se melhorar a protecção das instalações. "É imperioso que se melhore a protecção das instalações eléctricas, hídricas, portuárias, aeroportuárias, ferroviárias e outras infra-estruturas críticas, cooperando com os órgãos de polícia criminal, na prevenção e combate aos actos de furtos e danos de bens públicos, incluindo postes de alta tensão".
Ao Delegado do MININT e Comandante Provincial do Cunene, o titular do MININT exortou a reforçar as relações de boa vizinhança com as autoridades limítrofes da Namíbia, para dinamizar a prevenção e combate ao roubo de gado e de viaturas, para além dos crimes de falsificação da moeda e outros.
Aos mais jovens Comissários do Serviço Penitenciário, o Ministro do Interior pediu mais entrega e valorização do mérito feminino.
Participaram da actividade, que decorreu no Instituto Superior de Ciências Policias e Criminais, Membros do Conselho Consultivo do MININT, Oficiais Comissários, Superiores, Subalternos, Subchefes, e trabalhadores Civis do Ministério do Interior.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES