O 2° Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Chefe, Domingos Ferreira de Andrade, ladeado pelo Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, presidiu na passada quinta-feira, dia 23 de Novembro 2023, o acto de encerramento de mais um ciclo formativo em Segurança Pessoal, que decorreu durante duas semanas no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), “General - Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, em Luanda.
O Presidente do acto, Comissário-Chefe, Domingos Ferreira de Andrade no uso da palavra sublinhou que, a solidez de todo o processo formativo demonstra a evidente cooperação da troca de conhecimentos entre as duas Polícias (angolana e portuguesa), afirmando que, os conhecimentos transmitidos na formação irão potenciar habilidades e competências operacionais dos efectivos no sentido de dar respostas oportunas a actuação da Polícia, relativamente ao combate à criminalidade.
"O princípio da formação de formadores sustentou a dedicação dos participantes e de certeza, permitirá o aumento das valências técnico-Policiais dos formandos para o cumprimento das missões confiadas, assentes nos princípios saber conhecer, fazer, ser, agir e rápido", disse o 2° Comandante-Geral da PNA.
Para o Director de Doutrina e Ensino da Polícia Nacional, Comissário, Morais Quifica, que também se fez presente no acto, o desenvolvimento das Corporações em particular da PNA, está intimamente ligado ao desenvolvimento das pessoas que constitui o seu modo de forças através das acções de formação e treinamentos permanentes. "É com este desafio que a PNA para o ano de 2023, adoptou o lema: Treinamentos e Formação Permanentes, Garantia da Prevenção e Enfrentamento Policial". Disse.
Segundo o Comissário Morais Quifica, no âmbito do protocolo de cooperação entre os Ministérios da Administração Interna de Portugal e do Interior da República de Angola, no que concerne a formação técnico-Policial 2023, foram planeados e ministrados no ISCPC, três acções formativas ligadas a formação de formadores que são: Investigação Criminal, Policiamento de Proximidade e Segurança Pessoal.
De salientar que, a referida instrução foi ministrada por formadores da Guarda Nacional Republicana (GNR), da República Portuguesa.
Participaram no evento a Directora-adjunta para a área administrativa do ISCPC, Subcomissário Rita Neto, em representação do Director do órgão, o Director-adjunto da PSPEP, Subcomissário Sebastião Xavier Neto, em representação do titular do órgão, bem como chefes de departamentos daquele estabelecimento de Ensino Superior Policial, formadores da GNR, efectivos e cadetes.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES