O Colégio de Polícia "Comandante José Alfredo Ekuikui", localizado no distrito Urbano do Kikuxi, município de Viana em Luanda, é considerado como uma das instituições de ensino do país, que durante os seus 19 anos de existência, adaptou-se às novas exigências e dinâmicas do sistema de ensino moderno e actual.
A afirmação foi feita na manhã de Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, pelo 2° Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade, quando discursava na cerimónia de encerramento e outorga de diplomas aos pupilos finalistas do 3° curso Médio, de Ciências Físicas e Biológicas e de Ciências Económicas e Jurídicas, onde Setenta e Dois alunos concluíram com êxito, mais uma acção formativa.
Durante a sua abordagem, Domingos Ferreira de Andrade afirmou também que, no âmbito do plano de modernização e desenvolvimento da PNA, existem acções viradas ao homem, por constituir elemento chave para a moralização das forças policiais, que a referida instituição tem vindo a garantir, como a assistência e formação dos órfãos menores de operacionais da PNA que perderam a vida no cumprimento da missão.
"Passados 19 anos, o Colégio de Polícia continua presente em Angola à matriz da sua criação", assegurou a segunda alta patente da PNA.
No final, o Oficial Comissário apelou aos recém formados para demonstrarem no dia-a-dia, os ensinamentos adquiridos ao longo do período formativo a fim de serem bem sucedidos.
O evento ficou também marcado com momentos de alegria e emoções entre os finalistas e convidados, onde os prestigiados demostraram bravura na marcha com cadência.
O Pupilo finalista Rui Muacasseh, órfão de ex efectivo da PNA, tombado no cumprimento de missão e proveniente da província da Lunda-Norte, que se destacou no curso de Ciências Físicas e Biológicas, com um certificado de honra, relatou que, estudar numa instituição policial tornou-lhe num jovem com comprometimento, responsabilidade e disciplina, afirmando que está preparado para os desafios que a sociedade impor.
Já um dos encarregados de educação, Carlos Manuel, que viveu de perto os momentos que marcaram a cerimónia, disse que o sentimento é satisfatório, por ver seu filho formado, tendo avançado que garantiu o apoio incondicional ao filho, para que sirva os interesses da nação.
Ao desenrolar do acto, o finalista Paulino Vinesala, que vem da província do Bié, mostrou-se grato pela formação ministrada pela Polícia Nacional de Angola.
Na sequência, a Madre Paulina Kapingala da Paróquia Santo António do Hoji-Ya-Henda, mostrou-se estar orgulhosa de ver seu irmão formado, tendo aconselhado os de mais formandos, a contribuírem afincadamente para o desenvolvimento das comunidades e apelado aos jovens a absterem-se de condutas desviantes.
Recorde-se que, o Colégio de Polícia foi inaugurado por Fernando da Piedade Dias dos Santos aos 20 de Março de 2004, nas vestes de Ministro do Interior, à luz do artigo 41° do Decreto Presidencial n°152/19 de 15 de Maio, que enquadra o Colégio de Polícia como um órgão de formação de órfãos.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES