COMANDANTE-GERAL DA PNA GARANTE CONTÍNUO APOIO À POLÍCIA NACIONAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NA FORMAÇÃO DE QUADROS

03/10/2023 || 09:03:41


O Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, reafirmou o contínuo apoio a Polícia da República Democrática de São Tomé e Príncipe, no domínio da formação de quadros, com vista a obtenção de melhores resultados na Segurança Pública.

A garantia foi dada ontem, dia, 02 de Outubro de 2023, em Luanda, nas instalações do Comando Geral da PNA, aquando da visita à República de Angola do seu homólogo, Superintendente, Adulcino Daniel, Comandante-Geral da Polícia Nacional de SãoTomé e Príncipe, com objectivo de reforçar a cooperação entre as duas Polícias, no domínio da Segurança Pública.

O visitante, que chegou ao País para participar da 26.ª Reunião Regional Africana da INTERPOL, prevista para amanhã, esteve acompanhado do Comissário, João Pedro Cravid e do 1° Secretário da Embaixada de São Tomé e Príncipe, Edmilson das Neves Cravid, que assistiram o vídeo institucional da PNA e foram informados sobre a organização e funcionamento da Polícia Nacional de Angola.

"A PNA e a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe assinaram acordos nos mais variados domínios entre 1978 e 10 de março de 2000. Os avanços registados, permitiram a sua renovação em 23/06/2014, com a formação de 100 efectivos no domínio do Trânsito e Segurança Rodoviária, Segurança Pública e 05 efectivos actualmente encontram-se no 3.° ano de formação e 03 efectivos no 4.° ano, no Instituto de Ciências Policiais e Criminais, “General - Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, em Luanda e fornecemos meios de combate ao banditismo", explicou a Subcomissário, Anisabel Gourgel Santana, Directora-adjunta de Intercâmbio e Cooperação (DIC), no acto de leitura do estado de cooperação entre os dois países irmãos.

Para o Comandante-Geral da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, o momento subscreve o reatar das parcerias entre os dois países dos PALOP. "Queremos uma assistência da Polícia angolana para complementar a nossa capacidade operacional, visada na resposta das necessidades de segurança do nosso país", sublinhou.

Fizeram parte do encontro os segundos Comandantes-Gerais da Polícia Nacional de Angola, Comissários-Chefes, António Pedro Kandela e Domingos Ferreira de Andrade e Membros do Conselho Superior de Polícia da PNA.