"A POLÍCIA, HOJE, COMUNICA MELHOR QUE VÁRIAS INSTITUIÇÕES", AFIRMA O SECRETÁRIO-GERAL DO SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS

21/09/2023 || 03:10:12


O Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, afirmou, ontem, 20 de Setembro de 2023, no programa radiofónico 'A Voz do Jornalista', da Rádio Ecclesia, em Luanda, que, hoje, a comunicação institucional da Polícia Nacional está "à altura" de uma era de maior abertura na interacção com os jornalistas, em particular, e com o público, em geral.

"A Polícia, mesmo já com o Comissário, Carmo Neto, quando Director de Comunicação, assim como com aquela geração do actual Comissário, Divaldo Martins, do actual Secretário de Estado dos Transportes, Jorge Bengui e todos outros que seguiram, o actual Superintendente-Chefe, Hermenegildo de Brito da Delegação do MININT em Luanda e o actual Director-Adjunto da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando-Geral, Subcomissário, Mateus Rodrigues, toda essa geração, de facto, comunica."

“O próprio Superintendente, Vasco da Gama, do MININT, a nível do SIC, o Superintendente-Chefe, Manuel Halaiwa, o Superintendente, Nestor Goubel, no CPL, de facto, comunicam", referiu Teixeira Cândido.

Na óptica do também jurista e docente, no que à comunicação institucional diz respeito, a Polícia Nacional "está muito melhor, e parece muito avançada comparada" com outras instituições.

Apesar desta evolução na comunicação institucional da Polícia Nacional, o Secretário-geral do SJA observou que, como todas as instituições, há ainda desafios por superar, ademais, tratando-se de estruturas castrenses.

"É verdade que, às vezes, a comunicação da PNA tem umas brancas, há aqueles momentos polémicos, em que quase ninguém aparece... mas, regra geral, se tivéssemos de caracterizar a comunicação institucional da Polícia, podíamos dizer que está, de facto, hoje, à altura, a Polícia, hoje, comunica melhor do que várias instituições", reforçou o sindicalista.

Teixeira Cândido reagia, assim, ao tema 'As dificuldades dos jornalistas na abordagem às fontes oficiais', que marcou a edição desta quarta-feira, 20, do programa radiofónico 'A Voz do Jornalista', numa coordenação do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, com o suporte da União Europeia.