A governadora da Província do Huambo, Lotty Nolika enalteceu, recentemente, o papel da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), no exercício da manutenção da ordem e tranquilidade Públicas, sobretudo no combate aos crimes violentos pelo país, na salvaguarda dos cidadãos e seus bens.
A entidade do governo que falava à margem do acto 31º aniversário da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), assinalado, a 04 de Junho, que teve lugar na parada da quarta Unidade Territorial de Polícia de Intervenção Rápida (4ª UTPIR), naquela parcela à Sul do território nacional, reconheceu papel importante daquele braço da Polícia Nacional de Angola.
“Hoje é possível dizer que, a PIR é uma força policial de referência nacional e não só, pois a coragem, determinação e bravura que caracteriza os efectivos tem possibilitado o alcance dos objectivos que levaram a criação desta importante especialidade da Polícia Nacional de Angola”, referiu o responsável.
Por sua vez, o Comandante da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), Comissário-Chefe, Tito Munana felicitou os efectivos por mais um ano de existência, tendo-os encorajado a elevarem os níveis de disciplina, para o resgate da imagem e bom-nome do órgão que dirige.
Aquele Oficial Comissário da PNA descreveu, igualmente, as circunstâncias da criação, aparição e o percurso histórico da PIR, tendo garantido o aprimoramento das condições técnicas, tácticas, materiais e operacionais das forças, pela necessidade de garantir confiança ao cidadão e devolver o sentimento de paz.
De realçar que, o acto comemorado sob o lema: "Com Treinamento e Formação Permanente, PIR Pronta Para Dispersão de Distúrbio e Combate á Criminalidade Violenta", ficou ainda marcado com a promoção de mais de 100 efectivos da especialidade aos graus de Inspector-Chefe e 2° Subchefe, e momentos recreativos com desporto e demonstração de forças nas distintas especialidades.
Presenciaram ao acto, o Comandante Provincial da PNA no Huambo, o Tenente - General, Paulo Silva Xavier, o Comandante da Região Militar, Membros do Conselho Consultivo do comando local e do Ministério do Interior.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES