Mais de 700 cadetes encerraram nesta terça-feira, 11 de Julho, o ano académico 2022-2023 no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) "Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem", acto presidido pelo Director da referida Instituição, Comissário - Andrewyong Victor de Andrade Inaculo.
O Presidente do acto mostrou satisfeito pelos resultados conquistados, tendo em atenção ao relatório síntese sobre o desempenho dos cadetes e do corpo docente do presente ano académico, bem como o desfile das tropas em parada.
Por sua vez, o Director-adjunto em exercício para a área académica, Superintendente-Chefe, Luís dos Santos Sousa, que procedeu a apresentação do relatório, informou que o ano académico encerrado nesta terça-feira, teve o seu início a 11 de Outubro de 2022, tendo obedecido às grelhas curriculares.
"Em conformidade com os cursos ministrados, tivemos a composição de 60 unidades curriculares para o curso de Ciências Policiais e Criminais, 48 para o de Direito e 43 para o de Gestão e Administração Pública".
O Director-adjunto em exercício para a área académica, explicou que, no presente ano académico foram matriculados um total de 738 cadetes, dos quais, 528 foram inscritos no curso de licenciatura em Ciências Policiais e Criminais, 103 na licenciatura de Direito e 107 em Gestão e Administração Pública.
"Do remanescente, num agregado de 727 cadetes, 145 finalistas frequentaram o estágio curricular nas distintas Unidades Docentes/Esquadras e/ou Unidades de Polícia, que culminaram com as defesas públicas de monografias", explicou o Superintendente-chefe Luís dos Santos Sousa, garantindo que, 582 cadetes do I ao IV ano foram submetidos ao processo de avaliação de conhecimentos, ministrados ao longo do ano que agora termina.
"Deste processo, 454 cadetes foram considerados aptos para a frequência das classes subsequentes e 278 aguardam a realização do exame de recurso", notou, realçando que este ano, do ponto de vista da internacionalização, o presente ano académico termina com 23 cadetes de outras nacionalidades, sendo 10 da República de Cabo Verde, oito da República de São Tomé e Príncipe e cinco da República da Zâmbia. "Estes últimos já foram licenciados, faltando apenas a outorga de diplomas que irá ocorrer no início do próximo ano lectivo".
De referir que no final da actividade houve a entrega de diplomas aos cadetes destacados e distinguidos pelo mérito e bom comportamento, entre eles, os angolanos Eliandra Damião, António Chanda Gonçalves e a Santomense Jiuza Fernanda dos Santos, bem como a distinção dos docentes que lançaram obras científicas no ano em curso.
Participaram no acto de encerramento do ano acadêmico 2022-2023 Membros do Conselho de Direcção do ISCPC, Chefes dos Departamentos, Docentes, Investigadores Científicos, Efectivos dos mais distintos níveis, Convidados e Cadetes.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES