As participantes do Workshop virtual sobre "O Aperfeiçoamento do Papel das Mulheres no Policiamento Contemporâneo", afectas à Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA) destacaram, na manhã de ontem, 13, a importância do certame na prevenção e combate à criminalidade no país.
Aos microfones da Corporação, a Comandante municipal do Kilamba Kiaxi, Superintendente-Chefe, Sónia Carlos considerou que a acção formativa poderá melhorar a forma de actuação das actividades que desempenha diariamente, através de encontros com as comunidades, inseridos no policiamento de proximidade.
"Estou feliz, tudo que absorvi transmitirei às minhas colegas do município", assegurou a também Delegada no Ministério do Interior no município do K.Kiaxi.
Por sua vez, a 2° Comandante municipal de Talatona, Superintendente - Goureth Fernandes mostrou-se bastante satisfeita participar da formação, sublinhando que a mesma está ligada com a participação da Mulher na comunidade, relativamente à prevenção e combate à criminalidade. " Foram abordados temas bastante sugestivos e importantes para a nossa actividade", disse a fonte, salientando que os mesmos têm uma com a realidade que enfrenta diariamente nas missões no âmbito da ordem e segurança públicas.
Goureth Fernandes revelou ainda que, o 1° dia do certame foi bastante proveitoso e que os conteúdos absorvidos serão levados para a experiência diária nas esquadras. " É importante, como Mulheres e Comandantes, termos o contacto com essa realidade, aprendi bastante", afirmou a Superintendente.
Já a Comandante da esquadra do Honga Inspector-Chefe, Excelsa Marília Manuel foi unânime em afirmar que a mesma será proveitosa, tendo garantido que, depois da formação, manterá encontros com as comunidades da circunscrição que dirige, para a alertá-los e adverti-los a se prevenirem dos crimes cibernéticos, evitando a partilha de informações pessoais nas redes sociais.
Enquanto a Comandante da primeira Esquadra do Kilamba afecta ao município de Belas, Inspector-Chefe Gizela Bartolomeu avançou que, com essa formação poderá melhorar a atenção no tratamento dos crimes cibernéticos, por ser uma realidade no país de modo geral e particularmente no seu território, onde diariamente muitos cidadãos acorrem denunciando esses casos.
" Esse workshop vem nos dar imputes para podermos dar respostas e ajudar os munícipes nos encontros comunitários a se prevenirem e não facilitarem a vida dos malfeitores", defendeu a responsável da PNA no Kilamba.
Recorde-se que o Workshop Virtual sobre "O Aperfeiçoamento do Papel das Mulheres no Policiamento Contemporâneo" com início hoje, termina na quarta-feira, dia 15, e está a ser promovido pela Polícia namibiana, no âmbito da cooperação existente entre países como a Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e o Zimbabwe e visa capacitar as Mulheres da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOOL), em matérias relacionadas aos crimes cibernéticos, ambientais, contra crianças e tráfico de drogas, para a melhoria do Policiamento na Região da SADEC.
Salientar que, hoje foram abordados temas como Género e Diverside, Formação e Comunicação Coordenação do NCB e Crimes Financeiros e Tecnológicos, e para o dia de amanhã, o programa reserva temas como: Crimes de Veículos motorizados, Anti-terrorismo e Armas de Pequeno e Médio Porte, bem como Drogas e Uso de Ciência Forense.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES