O escritor João Betico também conhecido por Muzuela Kidy Júnior, lançou, no dia 27 de Fevereiro, no mercado literário, a sua segunda obra denominada “PIR, de 1992, ao Contexto Actual, uma Vida por Angola e pelos Angolanos”, num acto decorrido nas instalações do Ministério do Interior.
Com um volume de 103 páginas, o livro reúne artigos sobre a História da Polícia de Intervenção Rápida e dá alguns conselhos para uma melhor gestão dos recursos humanos.
O evento inserido no programa das comemorações do 47° aniversário da Polícia Nacional de Angola (PNA), foi presidido pelo Ministro do Interior, Eugênio César Laborinho e contou com a presença de familiares, amigos, colegas e efectivos de diversos órgãos que compõem o Ministério do Interior.
O Ministro felicitou o autor e louvou o gesto, pelo facto de João Betico ter a ideia e ser o primeiro a contar a História da Polícia de Intervenção Rápida, em 30 anos da sua existência e levar os factos narrados, às livrarias do País.
Segundo o autor, o ritmo de escrita e o trabalho de observação da realidade tecnológica, económica e humana ajudou-o a encontrar algumas respostas e sobretudo em novas perguntas. "As perguntas nunca nos apaziguam, até porque nos levam a reflectir sobre novas situações”, afirma à DCII do Comando-Geral da PNA, o autor e Intendente da Polícia Nacional, que se deixou levar pelos “acontecimentos e emoções” que a condição do seu progenitor (em memória) há largos anos, como efectivo da PIR e depois jornalista no Jornal e na Rádio Nacional de Angola (RNA), tornou-lhe “inesquecível” e fez com que o filho, hoje, escritor, seguisse as pegadas do pai.
“Realizei o meu sonho de pequeno, fazer aquilo que o meu pai sempre gostou. Se a vida não fosse injusta, seria o meu pai a escrever esse livro. Ele foi da PIR e depois trabalhou na RNA e no Jornal de Angola, tinha muita paixão pela literatura”, concluiu.
Foi possível apurar que o autor, possui o perfil de Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior Deolinda Rodrigues “IDERO” e em Psicologia pelo Instituto Superior Politécnico Kalandula de Angola “ISPEKA”. Tem também um Mestrado em Direcção Estratégia, pela Universidade Europeia do Atlântico, com sede em Barcelona/Espanha.
Há 15 anos na Polícia Nacional, ostentando hoje a patente de Intendente, João Betico iniciou a sua actividade laboral na 5° Unidade da PIR/Huíla, actualmente encontra-se em Comissão de Serviço, na Delegação Provincial do Ministério do Interior na Lunda-Sul, exercendo a função de Director do Recursos Humanos.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES