INTENDENTE TOMÁS AMÉRICO RELÓGIO - O HOMEM DE TENACIDADE NO COMBATE A CRIMINALIDADE NO TERRITÓRIO DA CAMUXIBA

02/05/2023 || 03:29:14


Intendente, Tomás Américo Relógio, ou simplesmente Comandante Relógio, é o homem que tem a missão de garantir a ordem e a tranquilidade pública na zona da Camuxiba, onde é o Comandante da Esquadra, que tem o nome daquela localidade do distrito urbano da Samba, em Luanda.

É com o espírito patriótico, de bravura e competência profissional, que o Intendente, Tomás Américo Relógio diz que comanda a Esquadra Policial da Camuxiba, onde com os seus bravos operacionais, garantem a segurança de mais de 20 mil habitantes daquela região.

Nascido no dia 04 de Maio de 1983, o Comandante Relógio é natural do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, onde diz que nasceu o gosto pela farda azul.

“Após a recruta Policial fui colocado na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR), como Chefe de Pelotão e assim começou a minha trajectória na Corporação, porque sempre desejei servir a comunidade e ao ver jovens trajados com uniforme da Polícia Nacional, naquela época floresceu em mim o desejo de ser Polícia, aspiração que concretizei em 2004, com a minha incorporação na PNA”, pormenorizou o Comandante da Esquadra da Camuxiba.

Fruto da sua dinâmica de trabalho, Relógio, foi indicado para várias responsabilidades, nomeadamente: Chefe do Pelotão de Trânsito, na Ingombota, das Operações da Esquadra do Prenda e em 2015, foi nomeado Chefe-adjunto do Destacamento de Trânsito, no município de Viana.

O jovem Comandante revelou a equipa de reportagem da Corporação que, não obstante, os seus compromissos Policiais, reserva sempre tempo para sua família, o que o faz caracterizar-se como “um pai e marido exemplar”.

O Comandante Relógio revelou que, uma das suas maiores realizações na Corporação, até a data actual, foi ter abraçado o projecto "Nossa Esquadra", tendo na época sido seleccionado para frequentar o curso de Comando e Operações, no Instituto Superior de Ciências Políciais e Criminais (ISCPC), e posteriormente, para dirigir os destinos da Esquadra da Camuxiba, onde tem garantindo a segurança pública, por meio de acções de Policiamento de proximidade.

O momento era de chuva, quando decorria esta reportagem, mas, o Comandante Relógio não se deixou intimidar e arregaçou as mangas para mais uma jornada de patrulhamento ostensivo, a nível das escolas locais, bem como no interior do mercado da Mabunda e arredores, onde, debaixo de fortes chuvas, encorajou a comunidade local, (estudantes, vendedoras da Mabunda e outras) para continuar a desenvolver a cultura de denúncias junto dos órgãos Policiais, para auxiliar na manutenção da ordem e da tranquilidade pública.

Tomás Relógio terminou a sua actividade incentivando os jovens profissionais das distintas áreas a preservarem os hábitos da obediência, humildade e o espírito de sacrifício que são factores importantes para o crescimento profissional.

Satisfeita com a acção do jovem Polícia, a professora e coordenadora dos alunos da 4° classe da Escola 17 de Setembro, da Samba, Ana Gourgel, engrandeceu o trabalho desenvolvido pelos efectivos da PNA, destacados na Esquadra da Camuxiba, que têm como Comandante, o Intendente Relógio.