ACÇÃO POLICIAL "INADEQUADA" COMO AMEAÇA À SEGURANÇA PÚBLICA - DISSERTADA NO ISCPC

24/01/2023 || 08:49:06


O Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola, Comissário-chefe José Domingos Moniz, dissertou sexta-feira, última, 20 de Janeiro, numa das salas de reuniões do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), o tema: "Acção Policial Inadequada como Ameaça à Segurança Pública, no Território Operacional do Comando Municipal de Viana da PNA", para obtenção do grau de mestre em Segurança Pública.

Segundo o autor do trabalho, a presente dissertação visou demostrar o modo como a acção policial inadequada pode constituir-se em ameaça à segurança pública no território operacional do Comando Municipal de Viana da Polícia Nacional de Angola (PNA), com vista a corrigi-lá para melhoria do serviço policial à luz dos procedimentos adequados que devem ser adoptados pelos agentes policiais.

"A missão da Polícia é garantir a manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas, com respaldo na constituição e na lei," reforçou o candidato.

De realçar que, para o referido trabalho, foi adoptada a metodologia correspondente a pesquisa descritiva, as abordagens qualitativas e quantitativas, que permitiram a interpretação dos dados obtidos, através da aplicação da entrevista a cinco comandantes de esquadras e do questionário a 234 subchefes e agentes, bem como a 103 cidadãos, que constituíram a amostra selecionada para a pesquisa e que permitiram ao pesquisador compreender o problema, os factores que contribuem para o efeito, bem como as medidas para mitigar tais acções. A título de exemplo, foi apontada a necessidade de formação contínua do efectivo policial.

A mesa de jurado foi composta pelos professores do ISCPC, João Milando, Emanuel da Consolação Gomes Simão, Morais Quifica Samuel Matulo, professores convidados Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa e Hermenegildo Manuel Avelino.