PNA AFINA PREPARATIVOS PARA 11° EDIÇÃO DOS JOGOS DA SARPCCO

27/07/2022 || 12:04:52


A delegação da Polícia Nacional de Angola, (PNA), para 11ª Edição dos Jogos da Organização dos Chefes de Polícias da África Austral (SARPCCO), composta pela Direcção de Logística, Transportes, Saúde, Administração e Serviços, Comunicação Institucional e Imprensa, e Educação Patriótica, chefiada  pelo director de Educação Patriótica da Corporação, Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, trabalha, afincadamente, na preparação técnica das equipas da Corporação, que irão disputar o campeonato continental  na primeira quinzena de Setembro próximo na república da  Tanzânia.

O Chefe do Departamento de Cultura Recreação e Desporto da Direcção de Educação Patriótica e Coordenador do subcomite técnico dos jogos da SARPCCO, Superintendente-Chefe, Belmiro Carmelino, que falava nesta terça-feira, 26, em Luanda, aos microfones da imprensa da Corporação, em Luanda, assegurou que a Angola, está engajada nos elementos preparativos para a competição na Tanzânia.

O oficial explicou que a PNA irá  participar no evento desportivo com as modalidades de futebol 11 em feminino, voleibol e xadrez. "A nossa finalidade é termos uma participação exitosa, tendo em conta o nosso nível de preparação", disse Belmiro Carmelino.

O responsável pelo Desporto na PNA garantiu que, dentro do programa de acção, os atletas angolanos, além dos aspectos técnicos de cada modalidade, estão ser, igualmente, instruídos em matérias de ordem unida, para o desfile das forças durante a abertura das competições.

Confiante na vitória, Belmiro disse que o principal objectivo é revalidar o título nas modalidades em que se sagrou campeão. "A equipa que ganha não se mexe, por está razão vamos manter a equipa técnica que garantiu a vitória na edição passada”, frisou.

Participarão da competição, as equipas da República Democrática do Congo, (RDC), Angola, Zimbábwe , Moçambique, Malawi, Namíbia e Tanzânia.

Importa referir que, a Polícia angolana arrecadou um total de 29 medalhas, nos 10º Jogos da SARPCCO que realizou em 2019, sendo 09 de Ouro, 07 de Prata e 13 de Bronze, em que participaram 11 Estados Membros da (SADC) Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Eswatini (ex-Swazilândia), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, que disputam nas modalidades de Xadrez, dardos, netball, futebol, voleibol e atletismo em ambos os sexos.

Fundada em 1995, os jogos da SARPCCO tem como objectivo, fortalecer as relações a nível das polícias da região austral do continente.