Efectivos da Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares (PSPEP) e da Unidade Portuária, terminaram, recentemente, uma acção formativa em matérias de procedimentos de Guarda de Honra.
O acto de encerramento foi presidido pelo 2.° Comandante da (PSPEP), Subcomissário, Sebastião Xavier Neto, em representação do Comissário, José Martinez António, titular deste órgão Policial.
O oficial Comissário apelou aos recém-formados a pautarem por um comportamento exemplar, perante a sociedade.
"O Agente da Polícia Nacional, deve pautar perante a sociedade por um comportamento exemplar, por ser o guardião da ordem e da tranquilidade pública dos cidadãos, o que só é possível se tivermos homens bem formados, treinados física e psicologicamente. E não deixo despercebido o momento em que o país está a viver, caracterizado na realização das eleições gerais que terão lugar no próximo mês de Agosto, onde a Polícia Nacional é chamada para desempenhar o seu papel, que consistirá no asseguramento do evento", sublinhou.
A formação teve a duração de 30 dias e foi subdividida em 120 horas lectivas, com objectivo de melhorar a actuação dos especialistas de guarda de Honra e Honorífica, com vista a dar maior cobertura às cerimónias solenes, de âmbito nacional, e recepção de entidades nacionais e estrangeiras que visitam o nosso país.
No declinar do acto, os finalistas realizaram demonstrações das técnicas de prestação de honras protocolares, rendição em honras fúnebres e honoríficas, deposição de coroas de flores em monumentos e locais similares para além das outorgas de diplomas de participação aos finalistas.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES