GOVERNOS DE ANGOLA E NAMÍBIA REABREM FRONTEIRA COMUM

06/05/2022 || 09:16:06


A fronteira comum entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, encerrada há mais de dois anos, por força da pandemia da Covid-19, foi reaberta, ao meio da tarde desta quarta-feira, 04 de Maio de 2022.

O acto formal da abertura foi co-presidido pelos Ministros do Interior de Angola, Eugénio César Laborinho e Albert Kawana, pela Namíbia, na presença da Embaixadora de Angola na Namíbia, Juvenil Imperial, Comandantes-Gerais das duas polícias, dos Governadores fronteiriços, Directores Gerais do SIC, SME e SP e outras individualidades.

Falando às forças mistas formadas numa das paradas de Oshikango, Eugénio Laborinho disse que, "depois dos mais de dois anos de encerramento, que causaram avultados prejuízos às duas economias, ouvida a Comissão multisectorial da Prevenção e Comabate à pandemia da Covid-19, o titular do poder executivo, o camarada Presidente, João Lourenço, entendeu reabrir a fronteira, mediante concertação com o Governo da Namíbia", referiu.

Já o Ministro do Interior da Namíbia, Albert Kawana, sublinhou que o seu governo agradece o gesto que, ressaltou, vai resolver os problemas da estagnação das transações comerciais que afectaram muitos namibianos que dependem do comércio fronteiriço.

Sublinhou, por outro lado, que Angola é um parceiro indispensável, pelo que devemos continuar a trabalhar no sentido de salvaguardar as nossas excelentes relações.

Por isto, referiu, que temos orientações precisas do nosso Presidente para trabalhar com as forças especiais namibianas a não permitirem a entrada de nenhuma arma ou munições no território angolano, nem outra situação capaz de contribuir na desordem pública, disse.

De referir que, antes do acto formal de abertura os dois ministros visitaram as fronteiras do Ruacana, 190 km de Ondjiva, Marco 5, Caluheque, 150 km de Ondjiva e marco 12,5, 80 km de Ondjiva.

Foi emitido um comunicado final onde se reflectem as posições tomadas durante o certame.