Os pupilos do Colégio de Polícia "Comandante Ekuikui", em Luanda, foram hoje brindados com uma palestra subordinada ao tema: "Cronologia dos museus em Angola e sua Importância na Criação do Museu Central da Polícia Nacional", acto que foi presidido pelo Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, Director de Educação Patriótica da Polícia Nacional de Angola, acompanhado pelo Comissário Correia Laureano António "Escurinho", Director daquela casa do saber Policial.
O encontro foi dirigido pela Intendente Jamba Maurício, Chefe do Museu Central da PNA, que na ocasião, conceituou a temática do museu, associado-a ao 16 de Maio que é o dia internacional dos museus.
De acordo a especialista, os museus tem como objectivo, conservar o patrimônio, para que as gerações vindouras tenham como suporte, baseado na investigação, documentação, interpretação e exposição.
A Oficial Superior, ao referir-se aos museus nacionais e internacionais, destacou o museu da Força Aérea Nacional, que foi criado à 27 de Janeiro de 2012 e desde essa data, forma especialistas em museologia, que cooperam com a PNA.
"Queremos a contribuição de todos na valorização dos museus com entrega de meios que garantam a sustentabilidade e a continuidade da nossa história", rematou.
Ao agradecer a iniciativa da Direcção de Educação Patriótica, o Comissário, Carlos Correia Laureano António (Escurinho), Director do agora, Colégio de Políciai, em alusão ao 46° aniversário, disse que, o sonho do Polícia que vai servir a pátria, sai do Colégio de Polícia; que é o sonho daqueles filhos órfãos, o garante da continuidade da PNA, sustentado no seu objecto de formar, profissionalizar e integrar, baseado na assistência e sustentabilidade do homem.
Ao finalizar o Comissário-Chefe, Vicente Gimbe, salientou que, a Polícia é uma identidade através da nossa história. "Logo, temos o museu vivo em nós", disse o Oficial Comissário, ao trazer a memória, os diferentes Comandantes que dirigiram a Polícia Nacional, no período anterior e posterior da independência, até aos dias de hoje.
"Os Pupilos são as forças de continuidade da PNA e por saírem da escola, devem ser os melhores", frisou.
Fizeram igualmente parte da sessão, o Subcomissário, Gabriel Jorge de Campos, Director-Adjunto da Direção de Educação Patriótica, assim como Oficiais Superiores, Subalternos, Subchefes, Agentes e Trabalhadores Civis, animados pela figura do "Justo", o amigo e Polícia exemplar.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES