MINISTRO DO INTERIOR INSTA NOVOS RESPONSÁVEIS A ASSUMIREM COM DETERMINAÇÃO A PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

11/05/2025 || 05:50:56


O Ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, orientou ontem, sexta-feira, 9 de Maio de 2025, os novos titulares dos cargos recentemente atribuídos a trabalharem com determinação, integridade, transparência e compromisso, promovendo um ambiente de colaboração entre as diversas instituições de segurança pública e a sociedade civil, com vista a um maior controlo e manutenção da segurança pública no País.

A orientação foi expressa durante o seu discurso no acto de empossamento do novo 2.º Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Chefe, Orlando Paulo Jorge Bernardo, e de outros Oficiais Comissários para distintos cargos, que decorreu no Salão Nobre do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) “General - Osvaldo de Jesus Serra Ván-Dunem”.

O mais alto responsável do Ministério do Interior lembrou que o acto simboliza não apenas o reconhecimento das competências e dedicação dos empossados, mas também a confiança neles depositada para liderar e servir a segurança e a ordem pública nas mais distintas áreas.

"Hoje, assumem um papel crucial na defesa dos valores democráticos e na promoção da segurança, respeitando sempre os direitos dos cidadãos. O Ministério do Interior é uma instituição vital para o desenvolvimento da nossa nação, e a nossa liderança será determinante para enfrentarmos os desafios que se impõem no contexto actual", afirmou Manuel Homem.

Sob a liderança dos recém-empossados, o Ministro augura que as políticas de segurança sejam implementadas de forma eficaz e que a relação entre os cidadãos e as forças de defesa e segurança seja fortalecida.

"Neste novo desafio, lembrem-se de que a nossa missão vai além do cumprimento de obrigações funcionais, trata-se de construir um futuro de paz, justiça e estabilidade para todos os cidadãos", reiterou o Governante, que terminou a sua locução felicitando todos os empossados, desejando-lhes êxitos e apelando à vivência dos valores de respeito, responsabilidade e solidariedade nas suas acções diárias.

Com destaque para as promoções ao grau de Comissário-Chefe: o novo Comandante da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), Mário Queiróz Marques; o Director de Educação Patriótica da PNA, Gil Famoso Sebastião da Silva; e, ao posto de Comissário, o 2.º Comandante Provincial de Luanda, Catarino José Roque da Silva; a nova Directora do Intercâmbio e Cooperação da PNA, Anisabel Gourgel da Silva Santana; e o Director da Doutrina e Ensino Policial (DEPOL), António Pinduka de Melo Marques. Destaca-se também a nomeação do novo Comandante Nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Bravo Pereira Mendes, ao grau de Comissário Bombeiro Principal.

Estiveram presentes no evento o Inspector Geral do MININT, Rui de Oliveira Gomes; o Comandante Geral da PNA, Comissário-Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva; o 2.º Comandante Geral, Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade; membros do Conselho Consultivo do MININT, do Conselho Superior de Polícia e convidados.