EFECTIVOS POLICIAIS MOBILIZADOS PARA ADESÃO AO REGISTO ELEITORAL OFICIOSO

15/03/2022 || 08:40:36


O Director da Educação Patriótica da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário-Chefe, António Vicente Gimbe, em representação do Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, mobilizou, hoje, em Luanda, os efectivos da Corporação a aderirem em massa no processo de actualização do registo eleitoral oficioso, que decorre em todo território nacional.

O Comissário-Chefe, que discursava na parada da Escola Prática de Polícia (Ex Capolo 1), avançou que todo cidadão angolano maior de 18 anos de idade, será chamado a exercer o seu direito de voto, consagrado pela constituição.

“Para exercer o direito de votar temos que preencher alguns requisitos, como a necessidade do registo eleitoral porque sem este procedimento, ficamos condicionados a exercer o direito político de cidadão que a nossa constituição nos concede” disse o Director Patriótico.

António Vicente Gimbe explicou que, de acordo o artigo 52.º da Constituição da República de Angola, todo o cidadão tem o direito de participar na vida política e na direcção dos assuntos públicos, directamente, ou por intermédio de representantes eleitos, assim como, o direito de inteirarem-se sobre os actos do estado e a gestão dos assuntos públicos nos termos da constituição e da lei.

O Director patriótico lembrou ainda que, a Polícia tem a responsabilidade de garantir a segurança e a tranquilidade dos cidadãos em geral, e em particular aos sujeitos e agentes eleitorais, assim como, a responsabilidade moral e de cidadania no processo como elemento activo (sujeito e votante).

Aos efectivos, que ainda não actualizaram os seus registos, foram orientados a entenderem ao processo como um acto de participação de todos e a dirigirem-se aos Buap’s a fim de procederem registo eleitoral oficioso que encerra no presente mês.

Por último, aquela alta entidade policial informou que, serão montadas tendas de Buap em todas unidades policiais para facilitar os efectivos no processo de actualização do registo eleitoral oficioso.

Participaram do acto o Director da Escola Prática de Polícia, Comissário, João Elias de Sousa, o Director-Adjunto para área de Instrução e Ensino, Subcomissário, Amável Marcos Alicerce, membros do Conselho Consultivo da Direcção de Educação Patriótica e da Escola Prática de Polícia.