MINISTRO DO INTERIOR REITERA APOSTA NA FORMAÇÃO DO EFECTIVO PARA GARANTIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E PAZ SOCIAL

28/02/2022 || 12:13:45


O Ministro do Interior da República de Angola, Eugénio César Laborinho, reiterou, hoje, em Luanda, a necessidade da aposta contínua na formação tecnico-profissional dos efectivos  para que hajam respostas mais eficazes na garantia da segurança pública e paz social.

O titular do Ministério do Interior discursava no acto de encerramento do 19° Curso Básico de Formação Policial, para efectivos provenientes das Forças Armadas Angolanas, acto que marcou, igualmente, a abertura do ano de formação 2022, ministrado no centro de formação do Capolo 2 (Kikuxi) 

Eugénio Laborinho explicou que, a formação dos 1.800 efectivos, constam do programa de formação do presente ano, avançando que, no ano transacto, foi possível a formação de 25.497 efectivos, pelo facto, a entidade exortou aos novos guardiões da ordem a observarem a cultura castrense no dia-a-dia. "A Polícia é o espelho da sociedade é a ela que se exige o patriotismo" sublinhou, reforçando a união, coesão na actuação, aprumo, disciplina o respeito pela  hierarquia e pela coisa alheia. 

"O ano de 2022 afigura-se bastante desafiante pelas forças de defesa e segurança, sobretudo com a realização das eleições gerais no País, em que as forças são chamadas a redobrar a garantia da manutenção da ordem e tranquilidade públicas", acentuou  o governante.

Refira-se que, o acto foi marcado pela habitual sessão de juramento, imposição de patentes, entrega de carteiras profissionais e certificados de participação aos novos agentes pelas entidades presentes.   

Fizeram parte do acto, o Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos, o Comandante-Geral da Polícia namibiana, Tenente General Sebastian Haitota Ndeintunga, o Inspector Geral da Namíbia, Chefes de instrução do exército das FAA e membros do Conselho Superior de Polícia.