O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nos termos da Constituição da República de Angola, conferiu posse, nesta, terça-feira, dia 18, em Luanda, ao novo Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral Arnaldo Manuel Carlos, que promete trabalhar, afincadamente, no combate ao crime para elevar o sentimento de segurança às populações.
No acto, que decorreu no palácio presidencial, o Presidente da República exigiu competência e profissionalismo na garantia da ordem pública, mas respeitando os direitos fundamentais, liberdades e garantias consagradas constitucionalmente.
"Cabe ao Estado a responsabilidade de garantir que os cidadãos exerçam com liberdades os direitos que a constituição lhes confere, mas também cabe ao mesmo Estado a responsabilidade de garantir a ordem pública e a tranquilidade para os mesmos cidadãos e para isso, concorrem os diferentes órgãos, entre os quais a PNA. Portanto, ao conferirmos posse ao novo Comandante-Geral, hoje, confiamos que possa exercer de forma competente este papel. É evidente que procuraremos dar toda ajuda necessária", disse o Presidente da República.
Já o novo Comandante-Geral, Arnaldo Carlos, promete fazer um diagnóstico, para um combate cerrado ao crime, para elevar cada vez mais a segurança das populações.
"Para este efeito, vamos fazer uma avaliação breve para determinarmos algumas situações e combater o crime e elevar a segurança das populações", perspectivou o novo Comandante-Geral, que garante trabalhar, igualmente, no asseguramento das eleições para que, decorram sem sobressaltos.
Refira-se, que Arnaldo Manuel Carlos substitui no cargo, o Comissário-Geral, Paulo Gaspar de Almeida.
O novo Comandante-Geral exercia até então, o cargo de Director Geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES