A Direcção de Doutrina e Ensino Policial (DEPOL) da Polícia Nacional de Angola (PNA) encerrou, nesta quinta-feira, o seu II° Seminário Metodológico sobre Treinamento Permanente nos Órgãos da PNA, que decorreu durante três dias, 8, 9 e 10 de Julho de 2025, na sala de reuniões do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais/PNA, onde, ontem, foi ministrada uma aula magna sobre Transfiguração do Ensino Policial, leccionada pelo 2.° Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Chefe, Domingos Ferreira de Andrade.
No certame, o Comissário-Chefe ressaltou a necessidade da potenciação dos processos de formação e capacitação das forças, para propiciar de forma permanente as competências, habilidades e atitudes relacionadas à execução das tarefas, de modo a corresponder com o bom exercício da actividade policial.
Por sua vez, o presidente do acto de encerramento, Comissário, Morais Quifica, Director do Pessoal e Quadros da PNA, enfatizou no seu discurso que, a formação servirá de transmissão de conhecimentos à nova geração, melhorando, a cada dia, a qualidade do trabalho policial.
Durante a actividade, os trabalhos foram dirigidos pelo Director da Direcção de Doutrina e Ensino Policial, Comissário, António Pinduka Marques, o qual avançou que o seminário visou proceder o alinhamento e a sincronização dos procedimentos para a realização das acções de treinamento permanente nos órgãos policiais, à luz das estratégias do Comando Geral da PNA.
"Nesse seminário, foram desenvolvidas 12 temáticas, que contaram com a participação de 65 efectivos responsáveis pelo planeamento e controlo das acções de treinamento dos órgãos da PNA e chefes dos centros de treinamento especial e de Departamento de formação das Unidades Centrais e Territoriais, bem como instituições de ensino policial e distintos membros da Direcção de Doutrina e Ensino Policial (DEPOL)", aclarou o responsável.
Já alguns participantes do certame mostraram-se satisfeitos com a realização do seminário, como foi o caso da Superintendente-Chefe, Goreth Fernando, Chefe de Departamento de Formação do Comando Provincial de Icolo e Bengo, que deu nota positiva aos três dias de seminário. "Foram dias bastantes produtivos, pois serviram para analisar e debater aspectos importantes, relacionados à formação permanente do efectivo. Sabemos nós que para o sucesso da actividade policial é fundamental que o efectivo esteja formado", disse a Oficial Superior.
O Superintendente João José, chefe de Departamento de formação da província do Cuando, considerou frutífero a formação. "Apesar do Cuando ser uma província nova, o seminário potencializou-nos com as temáticas para o enriquecimento do processo do ensino policial", disse o responsável.
Refira-se que, no final, os efectivos foram brindados com certificados de participação.
DEPOL ENCERRA II° SEMINÁRIO METODOLÓGICO COM AULA MAGNA SOBRE TRANSFIGURAÇÃO DO ENSINO POLICIAL
PNA E DEPARTAMENTOS MINISTERIAIS ANALISAM BALANÇO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA DE JANEIRO A MAIO DE 2025
COMANDANTE GERAL PRESIDE CERIMÓNIA DE PASSAGEM DE PASTAS E ENTREGA DE DOSSIÊ NA PNA