CONSELHO SUPERIOR DE POLÍCIA DESTACA REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA MELHORIA DO SISTEMA DE ENSINO POLICIAL

21/11/2025 || 07:13:08


O Comissário-Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva, Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola, destacou, nesta manhã, 20 de Novembro de 2025, em Luanda, a importância do fortalecimento da cooperação internacional no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a Organização Regional da África Austral (SARPCCO), com destaque para a Polícia Federal do Brasil e o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, com vista à melhoria do sistema de ensino da polícia angolana.

Francisco Monteiro Ribas da Silva, que intervinha na reunião ordinária do Conselho Superior de Polícia, que decorre nas instalações da Unidade de Reacção e Patrulhamento, reiterou que o reforço da cooperação se destina à melhoria do sistema de ensino policial, através da reformulação da grelha curricular, potenciação do corpo docente e das condições das infraestruturas dos estabelecimentos de ensino policial.

A mais Alta Patente da corporação sublinhou os avanços satisfatórios na estabilidade da situação operativa de segurança pública e a diminuição das estatísticas criminais em comparação com o ano anterior, com uma taxa de 67% de esclarecimento de crimes, com realce para crimes violentos como homicídios, roubos e furtos.

Ao terminar sua intervenção, exortou os Directores e Comandantes Provinciais a garantirem o cumprimento integral das orientações que serão emanadas. O encontro ficou marcado ainda pela apresentação do novo Oficial de Ligação junto à Embaixada de Portugal, Superintendente Taile Duarte Mendes.