O Comandante da Polícia Fiscal Aduaneira (PFA), Comissário, Manuel Fernandes António “Necas”, deslocou-se, na passada Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, à província do Namibe, com o objectivo de avaliar o funcionamento, organização e prontidão operativa da Unidade Fiscal Aduaneira local.
A visita permitiu, igualmente, aferir as capacidades técnicas e operacionais do efectivo, bem como auscultar as principais preocupações enfrentadas no cumprimento das missões atribuídas.
Durante a reunião com os membros do Conselho da Unidade Fiscal Aduaneira do Namibe, o Comissário ouviu o relatório apresentado pelo Comandante da unidade, Superintendente-Chefe, Tiago Gervásio Luemba, que destacou a escassez de efectivos e a carência de meios informáticos como os principais constrangimentos.
Em resposta, o Comandante da PFA registou as necessidades apresentadas e recomendou maior destreza, proactividade e redireccionamento estratégico dos recursos humanos, incentivando a adopção de soluções locais e sustentáveis para mitigar as limitações operacionais.
A agenda da visita incluiu também um encontro de cortesia com o Director da 5.º Serviços Regional Tributária, Dr. Milton Costa, com quem discutiu questões metodológicas ligadas à cooperação entre a AGT, a PFA e demais órgãos, destacando os desafios associados a entrada em funcionamento do Corredor Sul, que ligará a província do Namibe à República da Zâmbia, por via ferroviária.
REMPA PARTICIPA NA 6.ª CONFERÊNCIA DOS JOVENS EMPRESÁRIOS DE ANGOLA