A Vice-Governadora para o sector político e social, Helena Lourenço Chimena, ladeada do Comandante Provincial da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário, José Alberto Chinhama, presidiu ao acto província do 49° Aniversário da PNA, que decorreu na Unidade Territorial da Polícia de Intervenção Rápida, em Menongue, onde considerou o percurso histórico da PNA uma trajectória de "grande honra e sentido do dever patriótico".
A governante sublinhou que a PNA é uma Instituição que surgiu como garante da soberania nacional e preservação da ordem, pelo que considerou a celebração da data da PNA, um momento de reflexão da sua história alinhada aos festejos dos 50 anos da independência nacional.
"É uma trajectória de grande honra e sentido do dever patriótico, pois é a PNA uma Instituição que surgiu como garante da soberania nacional e preservação da ordem e tranquilidade públicas, e hoje festeja o seu aniversário sob lema: PNA 49 ANOS NA GARANTIA DA ORDEM E TRANQUILIDADE PÚBLICAS", finalizou.
Por sua vez, o Comandante Provincial da Polícia Nacional de Angola (PNA), Comissário, José Alberto Chinhama, reconheceu o esforço do governo da Província pelo apoio "incansável" nas tarefas da manutenção da Ordem e Tranquilidade públicas e realçou que os 49 anos da PNA representam um marco indelével da sua existência, uma data que para si constitui evidências incontornáveis na história deste importante órgão do Estado Angolano.
"Numa altura que completaremos 50 anos de independência e com a divisão político-administrativa e o surgimento de novos territórios operacionais, a PNA é chamada a redobrar esforços no desdobramento operativo para garantia da Ordem e Tranquilidade públicas. Nossa nobre missão requer a integração de todos efectivos, conformados nos princípios fundamentais da disciplina policial e cooperação com outros Órgãos de Defesa e Segurança e com a colaboração de todos os cidadãos", finalizou.
O acto ficou marcado com promoções de efectivos aos distintos postos policiais entre oficiais superiores, subalternos, e subchefes.
Testemunharam a cerimónia Oficiais Comissários e Generais, Deputados do círculo provincial do Cubango da Assembleia Nacional, Magistrados judiciais e do Ministério Público, membros do Governo Provincial e dos Conselhos operativos da Delegação MININT e Comando Provincial da PNA, assim como autoridades tradicionais e eclesiásticas, distintos efectivos da PNA e sociedade civil.