ESQUADRA INAUGURADA DO CALEMBA-2 ESTÁ A ALTURA DE RESPONDER ÀS EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NA ZONA" CONFIRMA MINISTRO DO INTERIOR

27/02/2025 || 05:43:11


"O Ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, afirmou hoje, 26 de Fevereiro, durante o acto de inauguração da Esquadra Policial do Calemba-2, no município do Kilamba-Kiaxi, que a unidade ora inaugurada está a altura de corresponder com a demanda de segurança pública naquela circunscrição, tendo em conta o crescimento demográfico.

Manuel Homem, ladeado do Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva, assegurou que o Ministério do Interior, enquanto órgão de segurança pública, está pronto e preparado para todas as situações e, particularmente, a Esquadra trabalha na prevenção e combate à criminalidade.

"Impunha-se nesta região do Calemba-2, que tivéssemos uma unidade que respondesse as preocupações face o crescimento demográfico que se verificou nos últimos anos, por outro lado, sempre tivemos aqui uma Esquadra que não reunia as condições necessárias, por isso, em 2020, o Comissário-Geral na reforma, Paulo Gaspar de Almeida, tomou a decisão de reconstruir esta Esquadra, um espaço com a capacidade para albergar os efectivos e responder as exigências que esta zona nos coloca", explicou Manuel Homem.

O governante sublinhou que a referida infra-estrutura tem a particularidade de ter sido construída pela "Brigada de obras" da Polícia Nacional, reduzindo, deste modo, os custos que, segundo o Ministro, constitui demonstração de um exercício que pode ser realizado não só em Luanda, mas um pouco por todo o país.

Para Manuel Homem, a Esquadra do Calemba-2, também inaugurada no âmbito das celebrações do 49° aniversário da PNA, demonstra o compromisso do executivo na contínua melhoria das condições de trabalho dos efectivos dos distintos órgãos que compõem o MININT, tendo na ocasião garantido a existência de um plano de modernização,  requalificação e construção de novas infra-estruturas policiais  para uma melhor prestação dos serviços às comunidades. "É normal que num ou noutro ponto possamos ter alguns desafios, são iniciativas como estas, como a que estamos aqui hoje a colocar ao serviço da comunidade, que vamos mitigando gradualmente as necessidades que nos têm sido colocadas", disse.

A referida unidade  comporta diversos compartimentos, como celas feminina e masculina, igualmente casernas, refeitório, cozinha, salas do DIIP, DINFOP, Procuradoria Geral da República, entre outros. O acto contou com a presença dos 2°s Comandantes-Gerais, Comissários-Chefes, António Pedro Kandela e Domingos Ferreira de Andrade, membros do Conselho Consultivo do MININT e Superior de Polícia, bem como convidados.