Um total de 18. 833 pensionistas — dos quais 10.602 reformados e 8.231 beneficiários de pensão de sobrevivência —, em todo o País, estão inscritos na Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior (MININT), que celebra, no próximo dia 14 de Julho, o seu 17.º aniversário de existência. A informação foi prestada ontem, 2 de Julho de 2025, em Luanda, pelo Porta-voz da instituição, Intendente, Anacleto Bianda.
O Oficial Superior da Polícia Nacional de Angola (PNA), que falava no Programa Sirene Ligado, emitido quinzenalmente às quartas-feiras, das 7h30 às 9h00, na Rádio Metodista Kairóz, destacou os benefícios de estar inscrito na Caixa de Protecção Social, bem como as actividades já em curso no âmbito das celebrações do 17.º aniversário da instituição. Esta tem como missão garantir a sustentabilidade dos efectivos afectos ao regime especial após a reforma, bem como o apoio às suas famílias, em caso de falecimento.
Entre os principais ganhos alcançados nos 17 anos de existência da Caixa, o Intendente destacou a facilitação do pagamento das pensões com a criação de serviços provinciais, a implementação de estruturas tecnológicas de apoio aos segurados, a melhoria no atendimento aos pensionistas (com atendimento personalizado), a divulgação das normas por via de palestras, o cadastramento a nível nacional, a formulação de políticas de sustentabilidade do sistema de protecção social, bem como o programa de aquisição e construção de moradias em todo o País, destinado a melhorar a situação habitacional dos segurados e pensionistas.
No que toca às actividades comemorativas, Anacleto Bianda informou que estas tiveram início no passado dia 24 de Junho, e incluem, nos próximos dias, uma manhã de confraternização com os filhos órfãos de efectivos do MININT, uma campanha de arborização nos condomínios da Caixa, palestras sobre comunicação assertiva nas organizações, uma visita ao Colégio de Polícia para confraternização com as crianças, e debates sobre o sistema de protecção social a nível nacional, com o objectivo de aproximar os serviços dos pensionistas.
“Estaremos ainda a realizar debates radiofónicos sobre o estado da Caixa de Protecção Social e, igualmente, um colóquio sobre o histórico da instituição, com a participação dos Directores cessantes — sendo esta actividade mais relevante no programa das festividades”, sublinhou o Intendente, reiterando os benefícios de estar inscrito na Caixa.q
“É importante referir que constituem benefícios da Caixa de Protecção Social a protecção na velhice — no caso dos reformados —, e a pensão de sobrevivência, que pode ser temporária ou vitalícia”, concluiu.
Refira-se que a Caixa de Protecção Social é um instituto público dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Funciona sob tutela do MININT e foi fundada a 14 de Julho de 2008.
PNA DESTACADA COMO EXEMPLO MOBILIZADOR PARA PROMOÇÃO DA CULTURA E DO PATRIOTISMO
DESMANTELADA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA “OS 12 LETRAS” QUE VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS