O Director de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional de Angola, Comissário Abel Baptista apelou, ontem, (30.04.2025),
em Luanda, às famílias angolanas a pautarem por prudência no trânsito, face aos programas de visitas ou viagens, a realizar durante o fim-de-semana prolongado.
A advertência foi feita durante uma reunião, que aconteceu na Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), que visou proceder avaliação das medidas de reforço para asseguramento do fim-de-semana prolongado, encontro presidido pelo Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva.
O Director apelou, na ocasião, à maior observância das normas do código de estrada, diálogo entre familiares que planeiam fazer travessias e viagens longas, pautando por condução defensiva e a evitar a condução sob efeito de álcool. Os peões foram aconselhados a fazer correctamente a travessia.
Abel Baptista aproveitou a ocasião para informar que, durante o primeiro trimestre, os dados estatísticos do trânsito apresentaram uma redução de 6%, com um total de 313 acidentes e, igualmente, uma redução no número de feridos, num total de 232.
O Oficial Comissário destacou os atropelamentos com maior número de casos, que resultaram em 712 mortes e 4.207 feridos, durante o período em referência.
Quanto às principais causas dos acidentes, o responsável apontou o excesso de velocidade, a não cedência de passagem, a condução sob efeito de álcool e o não uso de pedonais e passadeiras.
DESMANTELADA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA “OS 12 LETRAS” QUE VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS
EDUCAÇÃO PATRIÓTICA DEVE SER UM PILAR ESTRUTURANTE DA PNA", DEFENDE COMANDANTE GERAL
DIIP REFORÇA CONHECIMENTOS COM PALESTRA SOBRE JUIZ DE GARANTIAS