Dois Oficiais da Polícia Nacional de Angola, participaram como conferencistas na VI Edição do Congresso Internacional de Histórias das Polícias, que decorreu nos dias 17 e 18 de Outubro den2024, na cidade de Lisboa, em Portugal.
Tratam-se do Superintendente-Chefe, Milton Ramiro Capita Boma, Director-Adjunto para Área Científica do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, que, no evento, dissertou sobre a Contribuição da Formação Superior na Inovação da Actividade Policial em Angola. E o Inspetor-Chefe, Josias Inácio Satumbo, especialista da Direcção de Educação Patriótica da Polícia Nacional de Angola, que dissertou em formato online sobre a temática Historiografia Policial de Angola: Rupturas e Continuidades.
O evento, que decorreu sob o lema:«Cooperação e Circulações Transnacionais», promoveu a reflexão e o debate acerca de questões em torno das circulações transnacionais, das influências e das formas de cooperação policial ao longo do tempo.
Estiveram representados no evento oficiais de Polícia, académicos, juízes e especialistas dedicados ao estudo da história e da cultura policial de países como Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Inglaterra, Espanha e Angola (único País africano representado).
Importa referir que o programa do evento contemplou uma visita guiada ao Museu da Polícia, instituição que albergou o congresso, criada no âmbito de um projecto que se propõe à promoção do conhecimento, a preservação, valorização, divulgação e musealização do património das Polícias.
Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os gestores do MUP, trocar de experiências e integrar uma rede internacional criada com propósito de realizar estudos voltados à construção do legado dos sistemas policiais.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES