Agentes da Polícia Nacional de Angola (PNA) afectos a distintos órgãos beneficiaram de uma bolsa de estudos comparticipada do ano corrente 2024/2025, no curso de Psicologia Escolar, no Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), cujo acto de abertura ocorrido na manhã de quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, nas instalações daquela instituição de ensino, foi prestigiado pela Presidente da Rede Mulher, Subcomissário, Lisbela Carla Romão da Silva.
Lisbela da Silva avançou na ocasião que, a participação do efectivo feminino nesta acção formativa ocorre no âmbito da estratégia de acção da REMPA que tem a formação como prioridade, e em parceria com o Instituto Superior Dom Bosco da Universidade Católica (UCAN), que estabeleceu um acordo de bolsas de estudos comparticipadas, nos Cursos de Licenciaturas em Língua portuguesa, Ensino Primário, Filosofia e Psicologia Escolar.
Por seu turno, a Directora do ISDB, Amélia Gonçalves esclareceu à margem do evento que, a instituição que dirige sente-se honrada por receber estudantes provenientes da Polícia Nacional, pois, segundo disse, a missão daquela instituição Católica é educar o jovem, educar a mulher e educar o angolano. " Então, para nós é uma grande honra ter esta oportunidade de prestar um serviço educativo à REMPA", sublinhou, aclarando que a formação de mulheres Polícias àquela Instituição ocorre no âmbito da parceria existente entre a PNA e o ISDB.
Amélia Gonçalves referiu, por outro lado, que, formar a mulher é formar a sociedade, salientando que, deste modo, o ISDB estaria a cumprir com um dos objectivos da Agenda 2030, de não deixar ninguém de trás.
A responsável encorajou a todos os estudantes, em particular as da REMPA matriculadas no curso de Psicologia Escolar, a empenharem-se de modo a prestar um serviço de qualidade a sociedade e a comunidade.
" Não viestes ao ISDB em busca de um diploma, nem tão-pouco em busca de um 10 para aprovar, o curso de Psicologia Escolar vos vai colocar nas mãos uma responsabilidade de tocar no que há de mais sagrado, na pessoa humana, os segredos, os medos, as inquietações, as frustrações, as imprecisões" sublinhou.
No final, apelou ao empenho dos estudantes nas aulas, nos trabalhos em grupos de investigação.
A Presidente da REMPA aproveitou a ocasião para visitar o efectivo que está a frequentar o Curso de inglês na Academia de Letras, também nas instalações do ISDB, ainda no âmbito de uma parceria existente com a referida academia.
A actividade contou com uma missa, momento cultural e entrega de certificados de mérito a todos os que se empenharam na preparação e apresentação do desfile académico.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES