PASSAGEM DE ANO TRANQUILA E SEM REGISTO DE CRIMES COM ARMAS DE FOGO, PORÉM COM DETENÇÕES DE 184 SUSPEITOS

02/01/2025 || 09:59:31


A Polícia Nacional de Angola (PNA) não registou em todo país, na noite da passagem, de 31 de Dezembro de 2024 a 01 de Janeiro 2025, crimes relacionados com armas de fogo, mas procedeu a detenção de 184 cidadãos suspeitos, informou, hoje, em Luanda, o  porta-voz da Operação “N°24”, Comissário - Orlando Bernardo, sublinhando que, o País registou uma passagem de ano segura e tranquila.

Apesar da calmia registada durante a passagem de ano, Orlando Bernardo considerou que, os crimes notificados "foram muito abaixo dos índices registados no ano de 2023 a 2024", sendo a Província de Luanda com maior registo de ocorrências criminais 44 (+9), seguida das provinciais do Bié com 16 (+8) casos,  Huíla 9 (+1) e Malanje 8 (-1).

O Comissário, que apresentava, nesta quarta-feira (01.01.25), o balanço da "Operação N24”, na sala de reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), em Luanda,  explicou que, do total geral dos crimes registados, foram esclarecidos 6 homicídios  (+1), com três detidos, dois por agressão física, um por objecto cortante (fragmento de garrafa), dois por objecto de arremesso (pau e pedra), praticados por cinco pessoas desconhecidas e um por pessoa próxima da vítima (esposo). Um no interior de uma residência e cinco na via pública, nas províncias de Luanda com três, Huíla, Huambo e Cunene com um cada.

No mesmo período, avançou Orlando Bernardo, ocorreram três abusos sexuais (-1), esclarecidos, com sete detidos, praticados por pessoas conhecidas (padrasto, amigos e vizinhos respectivamente), ocorridos no interior de residências, nas províncias de Luanda, C. Norte e Benguela.

No que diz respeito às ofensas à integridade física, ocorreram  26 (-11), das 13 esclarecidas com 14 detidos, 15 crimes com armas brancas (catana, facas e lâmina) 18 cometidos por pessoas próximas às vítimas (vizinhos e amigos) e apenas oito por marginais, 16 na via pública, sete em residências e três em estabelecimentos comerciais.

No domínio da segurança rodoviária, o porta-voz da operação informou que, durante o mesmo período, foram registados 28 acidentes de viação, menos 16 comparados ao igual período de 2023 a 2024, que resultaram em 3 (-2) mortes e 29 (-30) feridos. As províncias com maiores índices de acidentes foram Zaire com quatro acidentes, que resultaram em quatro feridos, Bengo com quatro acidentes com um morto e 11 feridos e a província de Luanda com três acidentes, um morto e dois feridos.