Trinta e dois anos são passados desde a criação do órgão de Comunicação e Imprensa da Polícia Nacional de Angola (DCII/PNA), que, nesta quinta-feira (12.12.24), celebrou o acto central das comemorações alusivas ao seu aniversário, numa actividade dirigida pela Directora do órgão, Comissário Engrácia Lopes da Costa, que esteve ladeada do seu adjunto, Subcomissário Mateus Rodrigues.
A actividade ficou marcada com a realização de uma palestra reflexiva sobre a “organização e o funcionamento do órgão, rumo aos novos desafios, no âmbito da comunicação e promocão da boa imagem da corporação”.
Visivelmente feliz pela celebração da efeméride, assinalada no passado dia 10 de Dezembro, Engrácia Costa mostrou-se orgulhosa pelos feitos do órgão que ajudou a criar e que hoje dirige. “O nosso órgão comemora o seu aniversário no dia 10 de Dezembro, porém, a título excepcional, estamos a celebrar esta efeméride, hoje dia 12, por conta da agenda no cumprimento de outras missões. Por isso, estamos aqui reunidos para não deixar passar em branco esta data, que nos enche de orgulho e nos permite reflectir sobre onde saímos, estamos e vamos”, justificou-se acentuando a Comissário.
Continuando, Engrácia Costa apelou aos efectivos a preservarem os ideais que norteiam a organização e funcionamento do órgão e da Corporação policial, tendo apelado ao respeito mútuo, ao cumprimento zeloso das orientações, assim como exortou aos profissionais mais experimentados a transmitirem os seus conhecimentos aos efectivos mais novos. “Os jovens têm a oportunidade de beber das experiências dos mais velhos que aqui estão. Por isso mantenham as boas relações laborais e aprendam uns com os outros, sobretudo com os mais velhos”, aconselhou.
Recuando no tempo, Engrácia Costa lembrou que, “o órgão começou como um pequeno gabinete” por onde passaram várias entidades, que muito contribuíram e deixaram seu legado que, hoje, marcam a existência desta Direcção. “Por isso, Vamos continuar a trabalhar para manter bem viva a chama deste órgão, que vela pela boa-imagem da PNA. Por este facto, contamos com a participação de todos”.
Sublinhe-se que o corte do bolo e os “manjares” dos quitutes da “nossa terra” marcaram a celebração da actividade, que contou também com a presença do director adjunto de Educação Patriótica da PNA , Subcomissário Gabriel Jorge Campos.