MINISTÉRIO DO INTERIOR DE ANGOLA REFORÇA ACORDOS COM A POLÍCIA DA ÁFRICA DO SUL PARA O COMBATE AO CRIME TRANSNACIONAL ORGANIZADO

24/03/2024 || 11:42:08



 No âmbito da implementação do protocolo entre o Ministério do Interior da República de Angola e o Ministério da Polícia da República da África do Sul realizou-se, de 19 a 22 de Março de 2024, a reunião Ministerial Bilateral, na sala de reuniões da galeria Isabel Fançony, no Futungo de Belas, em Luanda.
 
O encontro foi presidido pelo Ministro do Interior da República de Angola, General, Eugénio César Laborinho e contou com a co-presidência do Ministro da Polícia da República da África do Sul, Bheki Cele. 

A Polícia Nacional de Angola (PNA) e o Serviço de Polícia da África do Sul (SAPS) são signatários de um Plano de Acção Conjunto destinado a combater a criminalidade transnacional em ambos os países e em toda a região.

Ao discursar na cerimónia de encerramento da reunião Ministerial Bilateral, o Ministro do Interior da República de Angola, General, Eugénio César Laborinho, reconheceu que a cooperação em matéria de segurança pública assume um papel de vanguarda pelo facto de toda actividade humana ser desenvolvida no território dos dois países e carecer de harmonia e de paz.

De acordo com Eugénio César Laborinho, vão merecer atenção dos dois países, matérias relacionadas com a segurança pública, tráfico de drogas, agressão ambiental, tráfico de ser e órgãos humanos, crimes violentos, sequestros, raptos, tráfico de armas de fogo e a vandalização de bens públicos.

“Este estado de cooperação, no âmbito policial, vai reforçar também a segurança marítima e terrestre dos dois estados, proporcionando uma maior segurança aos cidadãos angolanos e sul-africanos”, disse o Ministro do Interior de Angola, garantindo que a reunião produziu resultados satisfatórios.

O Ministro do Interior da República de Angola, Eugénio César Laborinho, recordou que, o Comité de Planificação Trilateral já existe em pleno funcionamento do qual fazem parte três países, nomeadamente, África do Sul, Moçambique e Tanzânia, apoiados pelo escritório das Nações Unidas contra drogas e crimes organizados.

“Com esta adesão, Angola passa a ser o quarto membro do referido organismo, conferindo o direito de participação nas planificações operacionais, que contribuirão para o melhor controlo da criminalidade transnacional, incluindo o tráfico de drogas na região da SADEC”, acrescentou. 

Por sua vez, o Ministro da Polícia da República da África do Sul, General, Bheki Cele, reconheceu todo processo realizado até ao momento, pois demonstra o compromisso dos dois países no tratamento das ameaças criminais, dentro e fora das suas fronteiras. 

“O nosso objectivo principal, sempre foi garantir a segurança dos nossos povos, através da parceria estratégica e reafirmo que estamos no caminho certo”, sublinhou. 

Participaram da reunião Ministerial Bilateral, as Delegações de Oficiais Generais de Angola e da África do Sul.

A próxima reunião Ministerial Bilateral, acontece no mês de Setembro de 2024, na cidade de Durban na África do Sul.

No último dia do encerramento da reunião, as mulheres polícias do Ministério do Interior da República de Angola, realizaram uma homenagem aos pais do MININT e da delegação Sul-africana.