RODA DA FOGUEIRA MARCA ABERTURA DAS JORNADAS MARÇO MULHER NA PNA

07/03/2024 || 01:05:31


A Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA) promoveu, ontem, 05 de Março de 2024, em Luanda, a "Roda da Fogueira", no Centro de Treinamento Especial da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), sito no Kikuxi, município de Viana, onde participaram mulheres afectas aos distintos órgãos do Ministério do Interior, num acto presidido pelo Comandante da PIR, Comissário-Chefe, Tito Munana.

Para a mais nova Presidente da REMPA, Subcomissário, Lisbela Carla Romão da Silva, a realização da Roda da Fogueira, que se traduz no espírito de união e de um novo renascer, voltado ao investimento da capacitação da Mulher Polícia, não serviu somente para a tradicional abertura das jornadas, mas sim, visou de forma particular homenagear o percurso histórico a nível da Corporação da emblemática figura da PNA, Comissário-Chefe, Elizabeth Ranque Franque, que deu o melhor de si pela Polícia e como pioneira (Primeira Presidente) da organização REMPA.

Durante o evento foi reflectida a questão da prestação de serviço da mulher como agente da autoridade. Segundo a Presidente da REMPA, Lisbela Romão, a jornada irá proporcionar reflexões construtivas em torno da realidade institucional, através de ideias, conselhos e análises sobre os assuntos de interesse da Corporação e em particular da mulher Polícia. 
"Precisamos de fazer valer as nossas competências e capacidades, com o intuito de melhorar cada vez mais a nossa prestação de serviço enquanto agente da autoridade", reforçou.

No final, a também Directora-adjunta de Administração e Serviços da PNA, Subcomissário, Lisbela Romão apelou para a colaboração de todas as mulheres aos distintos níveis da Polícia, no sentido de darem continuidade a organização com prestígio e brio, no âmbito das atribuições como órgão de apoio e assessoria ao Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, sobre assuntos relacionadas à Mulher Polícia.

Participaram na actividade que contou com momentos de música, poesia e dança, proporcionado pelo colectivo de artes 4 de Junho e a banda de música do Centro da PIR, a Directora de Comunicação Institucional e Imprensa da PNA, Comissário, Engrácia Lopes da Costa e a Comandante-adjunta da Unidade Aeroportuária da PNA, Subcomissário, Celénia Nanjila Vera Cruz.