Os efectivos da Polícia Nacional de Angola (PNA), que, recentemente, chegaram ao país, após o cumprimento de uma missão de manutenção de paz, na República do Sudão do Sul, pelas forças policiais na Organização das Nações Unidas (ONU), foram prestigiados, ontem, 16 de Julho de 2024, pelo Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, num gesto de reconhecimento após a representação honrosa de Angola no exterior.
Tratam-se do Superintendente-Chefe, José Valente Pimpão, que recebeu das mãos da alta patente da PNA, o certificado de mérito e da Intendente, Sarita Domingos Tomás de Almeida, que, foi, consecutivamente, promovida ao posto policial de Superintendente.
O acto decorreu nas Instalações do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) "General - Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem", em Luanda, à margem da cerimónia de abertura das primeiras Jornadas de Educação e Exaltação Patriótica da PNA, 2024, que tiveram início, ontem e vão decorrer até ao mês de Novembro do presente ano, em todo território nacional.
Os actos dos valorosos combatentes, que integraram a missão de paz na República do Sudão do Sul, pela primeira vez, viram-se representados, em especial, pelo género feminino, que desenvolveu um conjunto de actividades desde trabalhos comunitários, partilhas de conhecimentos no domínio militar, bem como acções viradas na manutenção da segurança pública, de acordo com a mais nova Superintendente da PNA, Sarita Domingos Tomás de Almeida.
Recorda-se que, os oficiais foram apurados na formação de efectivos, promovida pela divisão Política do departamento de Operação da Organização das Nações Unidas, na academia Policial de Ancara, capital cosmopolita da Turquia, em missão permanente de Angola Juntos da ONU.
O Sudão do Sul, país de língua oficial inglesa, está localizado no Nordeste de África, admitido pela ONU, sendo o mais jovem país independente do mundo, conquistado em 09 de Julho de 2011.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES