ISCPC E CENTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ASSINAM ACORDO PARA ESTUDOS DE FENÓMENOS CRIMINAIS E OUTROS

12/07/2024 || 12:32:59


O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), "General, Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem" e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) assinaram hoje, dia 11 de Julho de 2024, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio científico, com o objectivo de auxiliar no estudo de fenómenos criminais e impactos sociais da actualidade, de modo a dar maior dinâmica aos laboratórios existentes, formar investigadores científicos, bem como auxiliar na elaboração de projectos técnico-cientifícos, para prevenir problemas sociais no âmbito criminal e conferir segurança às populações.

O acordo de cooperação, que foi rubricado na sala de reuniões das instalações do ISCPC, esteve a cargo do Director daquele estabelecimento de ensino Superior Policial, Comissário, Andrewyong Victor de Andrade Inaculo e da Directora do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), Sandra Domingos João Afonso, após apresentação do vídeo institucional que reflecte a organização e funcionamento da referida instituição.

O Director do ISCPC, que deu as boas vindas à classe de investigadores, sublinhou ser um momento de maior significado para as duas instituições, uma vez que a assinatura do livro vem apenas oficializar a parceria, em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

"A nossa instituição, está virada para a segurança pública, com tecnologias que são as nossas ferramentas, para acudir as nossas populações", disse o Oficial Comissário.

O titular do ISCPC fez saber que o órgão que dirige trabalha em parceria com o Instituto Nacional da Criança (INAC), face ao julgamento de menores, e com atenção especial às crianças de rua, sobretudo, as que se encontram fora do controlo familiar, a fim de acautelar-se as probabilidades de entrada dos petizes no mundo do crime.

"Somos uma instituição virada na formação de Oficiais de Polícia, dar solução às causas e consequências dos fenómenos criminais", reforçou.

A sessão de trabalhos seguiu com visita guiada à sala de investigação criminal (técnicas forense), laboratórios de Química e aplicações, sala de balística, foto e vídeo, entre outras áreas.

Fizeram parte do acto, membros do Conselho Consultivo do ISCPC e Investigadores do Conselho Científico do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC).