O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos Horta, que está de visita a Angola, considerou hoje, 09 de Julho de 2024, ser importante reforçar a cooperação com Angola no domínio da segurança pública, particularmente na formação de quadros policiais do seu País, com vista a melhorar as técnicas de investigação criminal.
O estadista timorense falava hoje no auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), "General - Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem", em Luanda, momento que antecedeu de uma visita guiada às instalações da referida instituição de ensino superior policial.
Para José Horta, as relações entre os dois povos são históricas e bilateral, segundo o presidente, "os dois países estão ligados pelo mesmo período de independência (11 de Novembro de 1975 e 28 de Novembro de 1975), assim como fez saber que, "O país conta com o apoio militar da Austrália, Indonésia e Portugal".
"Queremos contar com a vossa experiência, uma vez que Angola é membro do Conselho Mundial Permanente de Segurança", asseverou.
No final, o Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta reconheceu e enalteceu os países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), em especial a República de Angola, pelo apoio na conquista da independência do seu País.
Estiveram presentes, o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Benedito dos Santos Freitas, o Secretário de Estado do MININT, José Paulino da Cunha, o Comandante-Geral da PNA, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos e membros do Conselho Superior de Polícia.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES