POLÍCIA FISCAL ADUANEIRA CONTA COM MAIS DE 400 NOVOS CHEFES DE POSTOS FISCAIS E ADUANEIROS

14/06/2024 || 08:44:50


A Polícia fiscal Aduaneira (PFA) conta, desde ontem, Quarta-feira, 12 de Junho de 2024, com 458 novos chefes de Postos Fiscais e Aduaneiros, que concluíram a formação na Unidade Fiscal Marítima, num acto de celebração enquadrado no 28° aniversário daquele organismo da Polícia Nacional de Angola (PNA), presidido pelo Comandante do Órgão, Comissário, Manuel Chima.

Intervindo na cerimónia central dos festejos, Manuel Chima considerou importante a realização do 2º Curso de Chefes de Postos Fiscais e Aduaneiros, tendo orientando aos finalistas a aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, para que exerçam com “bastante profissionalismo o comando dos vossos postos fiscais e aduaneiros”. O não cumprimento dessa premissa pode tornar lento o processo inovador que pretendemos levar a cabo a todos os níveis”, disse o Comandante.

O Comissário assegurou que a PFA continuará a prestar todo o apoio necessário a gestão operacional da Administração Geral Tributária (AGT) e a execução do programa da instituição Policial, de modo a contribuir mais na arrecadação de receitas para o Orçamento Geral do Estado, mantendo a vigilância e o asseguramento das repartições fiscais e os demais edifícios tributários, assim como fiscalizando as mercadorias que entram, transitam e saem do País.  Vamos reforçar o combate às infracções fiscais aduaneiras e os crimes que ocorrem nos espaços marítimos nacionais”, afirmou o Comandante Chima, felicitando a todos os efectivos da PFA, por mais um aniversário.

Refira-se que, a actividade ficou marcada por vários momentos como a apresentação do relatório do fim-de-curso, entrega simbólica dos certificados, leitura da mensagem dos finalistas, entrega de troféus aos vencedores do torneio desportivo, demonstração de exercícios tácticos e de intervenção Policial nos espaços marítimos nacionais, bem como, uma visita a exposição de meios da PFA, utilizados no combate às infracções fiscais aduaneiras e crimes conexos que ocorrem no País. 

Participaram no acto, os ex-Comandantes-Gerais, da Polícia Nacional, Comissários-Gerais reformados, José Alfredo "Ekukui" e Ambrósio de Lemos Freire dos Santos, assim como a ex-Comandante da PFA, Comissária reformada, Maria Madalena Vieira Gamboa.