Membros do Conselho Consultivo da Polícia Fiscal Aduaneira (PFA), chefiados pelo Comandante daquele órgão da Polícia Nacional de Angola, Comissário, Manuel Chima, visitaram, ontem terça-feira dia 04 de Junho de 2024, o Museu de História Militar, onde se inteiraram sobre a organização e funcionamento daquela instituição das Forças Armadas Angolanas (FAA).
A acção, enquadrada no âmbito das comemorações do 28° aniversário da PFA, que se assinala no próximo dia 12, foi acolhida positivamente pelo Museu, que proporcionou uma visita guiada aos visitantes, que foram acompanhados pelo guia técnico e Chefe interino de Departamento de Educação e Cultura, Tenente Coronel Filismino Cahali Bonfim.
Na ocasião, o Tenente-Coronel fez uma incursão sobre o percurso histórico do Museu, que reabriu ao público em Abril de 2013, e se encontra instalado na antiga fortaleza de São Miguel de Luanda. “O museu foi antes conhecido por Museu Central das Forças Armadas e está aqui instalado desde 1978”, explicou à Comitiva o guia técnico, que levou os Membros do Conselho Consultivo da PFA a contemplar os meios militares, entre viaturas, aviões, carros, barcos de combate, armas diversas e artefactos utilizados durante a conquista da Independência nos períodos de (1961-1974) e na Guerra Civil (1975-1992).
Visivelmente satisfeito, o Comandante da Polícia Fiscal Aduaneira Comissário, Manuel Chima, considerou proveitosa à visita, sublinhando que, o passeio remete à memória algumas experiências vivídas. “É mais um momento de nostálgico, uma vez que, esta acção remete algumas memórias vivídas no período, antes e pós-independência, e espero que, cada um contribua para o desenho da história e do acervo para o desenvolvimento”, apelou o Comissário.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES