CISP COLOCA ÁFRICA NO PATAMAR DOS CONTINENTES DO PRIMEIRO MUNDO”, AFIRMA 2º COMANDANTE DA POLÍCIA REAL DE ESWATINI

28/05/2024 || 10:24:44


O 2º Comandante-Geral da Polícia Real do Reino de Eswatini, Comissário, Shadrack Milusi Zanele, afirmou, em Luanda, que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Angola coloca o continente africano no patamar dos continentes do primeiro mundo.

A afirmação foi feita na passada quinta-feira, 23 de Maio de 2024, durante uma visita de constatação e cooperação, que aquela entidade policial do Reino de Eswatini efectuou a Angola e, de modo particular, ao Centro de Segurança Pública angolano.

Na ocasião, o Oficial Comissário, que se fez acompanhar do Superintendente-Chefe, Emmanuel, Comandante da Polícia de Trânsito do Reino de Eswatini, disse que o Centro Integrado de Segurança Pública de Angola eleva o continente africano ao nível dos países do primeiro mundo, especialmente da região da SADC.
“Acreditamos que os estados membros ao visitarem este centro poderão aprender bastante e ficarão espantados com a sua capacidade e qualidade, no que diz respeito às novas tecnologias de informação ao serviço das forças de defesa e segurança”, explicou.

Por este facto, o comissário Shadrack Milusi Zanele agradeceu ao governo de Angola e à Polícia Nacional de Angola pela oportunidade proporcionada, para visitar o CISP e constatar, in loco, as valências daquele centro de referência, cuja experiência foi passada à sua equipa, com o objectivo de vir a ser adoptado pela Polícia Real de Eswatini no âmbito da segurança pública.

Já o 2º Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Domingos Ferreira de Andrade, que acompanhou o visitante, apresentou a predisposição da polícia angolana em cooperar com a Polícia Real de Eswatini. Referiu, na, ocasião, que a visita realizada no CISP permitirá aprofundar as relações e efectivar a cooperação entre ambas as polícias. “Fica aqui o compromisso de elaborarmos o nosso relatório técnico, com expectativa positiva dos nossos comandantes gerais tomarem as decisões”, sublinhou.

Refira-se que, a visita guiada e as explicações técnicas do Centro Integrado de Segurança Pública foram passadas pelo Comissário, Adulcínio Lutucuta, Director do CISP que esteve ladeado da sua equipa de especialistas das mais variadas áreas.