O 2º Comandante-Geral da Polícia Real do Reino de Eswatini, Comissário, Shadrack Milusi Zanele, afirmou, em Luanda, que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Angola coloca o continente africano no patamar dos continentes do primeiro mundo.
A afirmação foi feita na passada quinta-feira, 23 de Maio de 2024, durante uma visita de constatação e cooperação, que aquela entidade policial do Reino de Eswatini efectuou a Angola e, de modo particular, ao Centro de Segurança Pública angolano.
Na ocasião, o Oficial Comissário, que se fez acompanhar do Superintendente-Chefe, Emmanuel, Comandante da Polícia de Trânsito do Reino de Eswatini, disse que o Centro Integrado de Segurança Pública de Angola eleva o continente africano ao nível dos países do primeiro mundo, especialmente da região da SADC.
“Acreditamos que os estados membros ao visitarem este centro poderão aprender bastante e ficarão espantados com a sua capacidade e qualidade, no que diz respeito às novas tecnologias de informação ao serviço das forças de defesa e segurança”, explicou.
Por este facto, o comissário Shadrack Milusi Zanele agradeceu ao governo de Angola e à Polícia Nacional de Angola pela oportunidade proporcionada, para visitar o CISP e constatar, in loco, as valências daquele centro de referência, cuja experiência foi passada à sua equipa, com o objectivo de vir a ser adoptado pela Polícia Real de Eswatini no âmbito da segurança pública.
Já o 2º Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Domingos Ferreira de Andrade, que acompanhou o visitante, apresentou a predisposição da polícia angolana em cooperar com a Polícia Real de Eswatini. Referiu, na, ocasião, que a visita realizada no CISP permitirá aprofundar as relações e efectivar a cooperação entre ambas as polícias. “Fica aqui o compromisso de elaborarmos o nosso relatório técnico, com expectativa positiva dos nossos comandantes gerais tomarem as decisões”, sublinhou.
Refira-se que, a visita guiada e as explicações técnicas do Centro Integrado de Segurança Pública foram passadas pelo Comissário, Adulcínio Lutucuta, Director do CISP que esteve ladeado da sua equipa de especialistas das mais variadas áreas.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES