O Comandante da Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares (PSPEP), Comissário, José Martinez António, em representação do Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Arnaldo Manuel Carlos, recebeu, ontem, Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, no seu gabinete, uma delegação da Guarda Nacional Republicana (GNR), de Portugal, com a finalidade de reforçarem os laços institucionais e de cooperação na área de formação de formadores em matérias de segurança pessoal, para melhor desempenho dos efectivos.
A comitiva portuguesa foi chefiada pelo representante do Ministério da Administração Interna (MAI), Coronel, Carlos Felizardo, ladeado por efectivos pertencentes ao Grupo de Intervenção em Operações Especiais (GIOE), do qual fazem parte o Capitão, Bruno Prata e os Sargentos-ajudantes, Bernardo Paca e José Alves, confiados a ministrar o curso de especialização de formadores para os instrutores da PSPEP.
Na ocasião, o Comissário, José Martinez António, após dar as boas vindas à delegação, considerou importante e fundamental o fortalecimento da cooperação formativa, que segundo o mesmo, irá trazer inúmeros benefícios e vantagens na actividade laboral e institucional das duas forças.
"Uma formação é sempre bem vinda, face ao seu carácter instrutivo e constitutivo, auxiliando na promoção da qualidade laboral e desenvolvimento institucional", reforçou o Comissário.
Por sua vez, o Coronel, Carlos Felizardo, aproveitou a oportunidade para manifestar o estrito desejo do seu país que é o de reforçar a cooperação, com realce para os novos cursos e serviços de assessoria policial.
Na ocasião, os formadores portugueses, visivelmente satisfeitos, prometeram tudo fazer, com vista a prestar o melhor serviço aos instrutores angolanos, assim como comprometeram-se achar consensos ao longo do processo formativo, onde não apenas vão ensinar mas também aprender, de modo a atingirem os objectivos pelos quais se propuseram.
No final, os visitantes, após um contacto directo com o corpo de instrutores e dos Membros do Conselho Operativo local, seleccionados para a formação, dirigiram-se para a parada, sob o Comando do 2° Comandante da PSPEP, Subcomissário, Sebastião Xavier Neto, onde tiveram contacto directo com os meios policiais expostos.
Prestigiaram o acto, o Chefe do Departamento de Cooperação Bilateral da Direcção de Intercâmbio e Cooperação da PNA, Superintendente, Sérgio Vika e o especialista de Formação Académica da Direcção de Doutrina e Ensino Policial, Inspector, David Miguel.
REMPA EMPENHADA NA PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO COM ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
PNA E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL MARCHAM EM MEMÓRIAS AS VÍTIMAS DE ESTRADA EM SAURIMO
OPERAÇÃO "OLUPALE" POSSIBILITA DETER MAIS DE 300 CIDADÃOS IMPLICADOS EM DIVERSOS CRIMES