EFECTIVOS POLICIAIS ENCORAJADOS A ADERIREM AOS EXAMES DE DEPISTAGEM DOS CRANCROS DA MAMA E PRÓSTATA

07/11/2023 || 02:04:04


Uma campanha de prevenção contra os cancros da mama e da próstata está a decorrer  no Centro de Saúde da Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares (PSPEP), em Luanda, à semelhança de outros órgãos da Corporação, no âmbito das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, meses consagrados à campanha de luta contra os cancros da mama e da próstata.

Dois laços das cores rosa e azul estão afixados na porta de entrada principal do Centro de Saúde da Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares (PSPEP), como forma de apelar e encorajar os efectivos desta especialidade Policial a fazerem o exame de mamografia, para identificar lesões, nódulos e assimetrias, o diagnóstico precoce do cancro da mama e a efectuar o exame da próstata, que é feito através do toque rectal, ou por meio da colecta de uma pequena amostra de sangue venoso, que quantifica a proteína produzida pela próstata, auxiliando na identificação deste tipo de câncer, da hiperplasia prostática benigna e da prostatite, que é a inflamação da próstata.

A chefe do Departamento de Saúde local, Intendente - Stela Marisa José Cortez Maria, em representação do Comandante da PSPEP, Comissário - José Martinez António, apelou, nesta segunda-feira, 06 de Novembro de 2023, aos efectivos do órgão e não só, para aderirem de forma massiva aos referidos exames. "São  exames de procedimento simples, fácil, seguro e confidencial que decorrem até ao final do corrente mês", referiu a responsável pela saúde.

"Os nossos efectivos e não só, devem aproveitar este mês de Novembro, reservado à luta contra o cancro da próstata, cujo teste primordial consubstancia-se no toque rectal, simples e seguro. Há ainda a possibilidade de fazer o teste da mama, cuja campanha vem desde o pretérito mês de outubro, e continua, o que traduz bem a nossa iniciativa de aglutinar a cor rosa, ao laço azul, para representar duas lutas em uma". Pontuou.

Stela Maria mostrou-se, igualmente, preocupada com o reduzido e tímido número de efectivos do género masculino que afluem a campanha, pelo que deixou o seguinte repto: "Apelamos sobretudo aos rapazes para fazerem os testes, essencialmente o do toque rectal, para o diagnóstico precoce e melhor assistência médica, salientou a oficial, o teste é rápido, seguro e não dói nada", finalizou.

A campanha decorre nas instalações da PSPEP, até ao último dia do mês em curso, com o fito de consciencializar, em especial os homens, sobre a existência da doença masculina da próstata, com ênfase para a prevenção, diagnóstico e tratamento.