RESTOS MORTAIS DO COMANDANTE MONTEIRO DOS SANTOS JÁ REPOUSAM NO CEMITÉRIO DA SANT'ANA

20/10/2023 || 11:17:12


Já repousam no Cemitério da Sant'Ana, os restos mortais do Comandante Provincial do Uíge da Polícia Nacional, Comissário - Monteiro Matias Francisco dos Santos, que foi ontem, quinta-feira, dia 19 de Outubro 2023, a enterrar em Luanda, acto testemunhado por autoridades governamentais, Membros do Conselho Superior da Polícia Nacional de Angola (PNA), das Forças Armadas Angolanas (FAA), familiares e amigos, que renderam a última homenagem ao malogrado.

As exéquias decorreram no pátio do edifício 03 do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola, junto à zona da Tourada, onde foram prestadas condolências e homenagens pelos Ministros do Interior, Eugénio César Laborinho e da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, Governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, Secretários de Estado, do Interior José Paulino da Cunha e dos Transportes, Jorge Bengue Calumbo, pelos Segundos Comandantes-gerais da PNA, Comissários-chefes António Pedro "Kandela" - Comandante Geral em Exercício - e Domingos Ferreira de Andrade, entre outras individualidades.

Na sua homenagem ao malogrado, o Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, destacou a singularidade do Comandante Monteiro, sobretudo no cumprimento das missões que a ele foram confiadas. "Foi um homem de poucas palavras, pacífico, sempre bem disposto e pronto a ouvir e dar conselhos aos seus próximos", elogiou.

Para o Ministro do Interior, o comandante Monteiro deixa um legado meritório e significante aos membros da sua delegação e aos demais efectivos da PNA.

Por sua vez, o Chefe de Estado-Maior das FAA, Altino Carlos José dos Santos, realçou a bravura e determinação do Comandante Provincial do Uíge, tendo-o colocado na lista dos poucos que se destacaram na geração dos jovens angolanos que decidiram pegar em armas e contribuir, de forma patriótica, para a luta de libertação nacional contra a opressão colonial, bem como no período pós-independência, em diversas frentes em que se destacou, com suor e sangue. 

Já o Comandante-Geral da PNA, em sua mensagem, engrandeceu o percurso brilhante do Comissário, Monteiro dos Santos, por ter servido a Corporação e a nação angolana com brio, disciplina e profissionalismo, contribuindo para a afirmação da Polícia Nacional, na missão de garantia da ordem e tranquilidade públicas.
 
Refira-se que, após as assinaturas do livro de condolências, seguiu-se o cortejo fúnebre para o Cemitério da Sant'Ana onde, depois de cumpridas as formalidades próprias dos órgãos castrenses, já descansam os restos mortais do Comandante Monteiro dos Santos.