SITUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS É ESTÁVEL, GARANTE PRESIDENTE DA REPÚBLICA

18/10/2023 || 07:43:03


O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, assegurou nesta Segunda-feira, 16.10.2023, que a situação de segurança pública em Angola é estável, permitindo aos cidadãos o normal desenvolvimento das suas actividades, sublinhando, igualmente, que o índice de criminalidade apresenta uma tendência de redução, incluindo a criminalidade violenta.

O Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, que discursava na Assembleia Nacional (AN), durante a cerimónia de abertura do Ano Parlamentar/2023, considerou positivo o engajamento da Polícia Nacional de Angola (PNA) no combate ao crime violento. 

Resultante da acção Policial, João Lourenço informou que o sistema penitenciário controla uma população penal de cerca de 25 mil reclusos, em 40 estabelecimentos penitenciários, 55% dos quais foram condenados. 

O presidente da República, em seu discurso à nação, disse ainda que, as autoridades continuam a manter o controlo das fronteiras terrestres e marítimas, apesar do registo das constantes tentativas de violações para imigração ilegal. “Foram registadas mais de 500 infracções fronteiriças, resultando na detecção de mais de 95 mil cidadãos, dos quais, 82 mil estrangeiros", elucidou.

Apesar dos êxitos obtidos, no que concerne ao combate cerrado ao crime e à delinquência, o Chefe de Estado angolano reconheceu a existência de um défice no número de efectivos, tendo em conta a extensão territorial e a densidade populacional do país e por isso, garantiu privilegiar o recrutamento e a formação de novos efectivos para o reforço da manutenção da ordem e Segurança Públicas do país.

Por último, reiterou que, a situação político-militar do país é estável, não se vislumbrando quaisquer ameaças relevantes susceptíveis de pôr em causa a paz, a integridade territorial, a soberania, a estabilidade, a ordem pública e o normal funcionamento dos órgãos constitucionais.